skip to Main Content

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen/GO), em parceria com Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO), promoveu o Curso de Grafoscopia e Documentoscopia para os notários e registradores do estado. O evento aconteceu em várias cidades goianienses como Caldas Novas, Luziânia, Goiânia e Anápolis.

Em Anápolis, o curso foi realizado nos dias 19 e 20 de novembro. Dividido em dois módulos, a atividade teve como objetivo aperfeiçoar a análise de assinatura nos cartórios e contou com a presença de 25 colaboradores de cartórios, dentre eles escreventes e oficiais substitutos.

“Professor maravilhoso e muito bem-preparado. Todo o aparato desse curso superou as minhas expectativas. Parabéns!”, agradeceu a Grafotécnica Ana Luiza do 1º Ofício de Notas de Anápolis. “Excelente curso, excelente método de ensino, excelente professor!”, disse a Grafotécnica Carla Regina de Oliveira do Ofício Único de Campo Limpo de Goiás.

Ministrado pelo professor Aureluz Sétimo, o curso preparou titulares, substitutos, escreventes e auxiliares de cartório a identificar as particularidades dos grafismos, facilitando a conclusão quanto à autenticidade ou falsificação. Ao final da atividade, a aluna Luana Grabriela, participante com a maior nota de verificação de aprendizagem, recebeu um prêmio simbólico no valor de R$ 200,00.

“O estudo da Grafoscopia habilita o profissional para exercer as atividades de Grafotécnico. Esta habilitação é importante, pois o conhecimento permite segurança nos procedimentos de reconhecimento de firmas”, explicou o professor Aureluz Sétimo.

De acordo com o professor, o Grafotécnico é uma função que trabalha de forma sistemática, com metodologia aplicada, dentro do Princípio Geral das Quatro Leis do Grafismo formulados por Solange Pellat, em 1927.

“No módulo ‘Análises de Documentos de Identificação’ ensinamos aos alunos os principais documentos de identificação do cidadão. A partir daí, a pessoa fica apta a reconhecer fraudes, identidades falsas ou adulteradas”, acrescenta.

Com carga horária de 12h, o conteúdo programático do curso reuniu diversos assuntos como o conceito de grafoscopia, princípio geral do grafismo, as quatro leis que regem o grafismo, classificação da escrita, mudanças normais e mudanças anormais do grafismo, conclusões sobre forma e gênese, momentos gráficos, tendências, entre outros.

Ao final da atividade, os alunos precisaram realizar um teste de manuseio e um exame de 30 assinaturas, entre falsas e autênticas, com diversos graus de dificuldade, escolhidas pelos valores didáticos que apresentaram, nos mesmos moldes da análise física individual. Os aprovados receberam o certificado de conclusão.

Confira o cronograma do curso: 

20 e 21 de agosto em Goiânia

27 e 28 de agosto em Caldas Novas

08 e 09 e 15 e 16 de outubro em Goiânia

22 e 23 de outubro em Luziânia

19 e 20 de novembro em Anápolis

Fonte: Assessoria de Comunicação CNB/GO

Back To Top