Eduardo Calais convida profissionais do registro civil e tabelionato de notas para o Encontro Mundial do Notariado em Brasília
No último sábado (17/6) a Arpen/GO, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO), promoveu o 4º Encontro Goiano de Registro Civil e Tabelionato de Notas na capital do estado. O evento reuniu profissionais da área e contou com a participação de Eduardo Calais, vice-presidente do CNB/CF como um dos palestrantes, e discutiu o sobre o E-notariado e a importância dos tabelionatos de notas na era digital. Em seu painel, estiveram presentes como mediadores o presidente da Comissão Notarial e Registral de Goiás, Silmar Lopes, e o presidente do CNB/GO, Alex Valadares.
O tabelião iniciou sua participação no evento agradecendo o convite do CNB/GO e parabenizando as associações pela iniciativa de promover o encontro. Ainda destacou o excelente trabalho do presidente da entidade goiana, Alex Valadares, que também faz parte da diretoria do CNB/CF, expressando seu orgulho em tê-lo como colega de profissão e grande amigo.
Em seu discurso, Eduardo ressaltou a importância de eventos que reúnem os tabelionatos de notas e os registradores civis, destacando que a união e cooperação entre esses profissionais são um exemplo a ser seguido em todo o Brasil. “Ao invés de disputas e brigas por atribuições, a gente vê um trabalho sério, competente, e acima de tudo, um conjunto, capaz de elevar a profissão cartorária” concluiu.
O vice-presidente do CNB/CF também deu ênfase sobre os valores delegados à profissão, como segurança jurídica, seriedade e coragem. “São esses valores que devem ser compartilhados por todos os notários e aqueles que ocupam cargos em entidades, como premissas para perpetuar a atividade”.
Em suas palavras direcionadas aos notários e registradores presentes, Calais destacou alguns pontos cruciais sobre o e-notariado. Iniciou sua fala contextualizando o momento atual e ressaltando a relevância da discussão apresentando dados impressionantes sobre a quantidade de atos protocolares realizados no Brasil: “São setecentos e noventa e seis mil atos protocolares”. Afirmou. Esses números evidenciaram a demanda e a importância dos serviços dos notários na sociedade.
Além disso, o tabelião enfatizou a transição para o e-notariado, revelando que aproximadamente oito mil e quinhentos cartórios já praticaram algum ato eletrônico. “Quando a gente trouxe esse comparativo de maio de 2022 para maio de 2023, a gente percebe um significativo aumento a nível de Brasil de 83%”. Esse crescimento exponencial demonstrou a aceitação e a eficácia das soluções digitais no campo dos registros e das escrituras.
Calais incentivou os notários a aderirem ao e-notariado e utilizarem certificados digitais próprios, e destacou os benefícios desse uso, como a segurança e a praticidade, também reforçou o convite para a ampliação do uso desses certificados, não apenas para assinaturas, mas também para a emissão de outros documentos. O tabelião mencionou que, mesmo com a emissão desses certificados implique em um custo para o cartório, essa ação contribui para fortalecer o ecossistema notarial e melhorar a atividade como um todo. Ele finalizou seu discurso enfatizando a importância de um futuro em que a maioria dos atos seja realizado de forma digital e com certificados próprios dos tabelionatos.
Encontro Mundial do Notariado
O tabelião aproveitou a oportunidade e fez um convite especial aos presentes no evento, convidando os participantes a se juntarem ao Encontro Mundial do Notariado, que ocorrerá de 6 a 11 de novembro, em Brasília.
“O evento será um marco significativo, que irá reunir notários de 91 países, membros da União Internacional dos Notários” o encontro promete ser uma ocasião única para troca de experiências e conhecimento entre profissionais de todo o mundo. Calais expressou sua esperança de ver todos os presentes em Brasília para esse importante evento.
Ao final do painel em que Calais palestrou, Silmar Lopes compartilhou suas reflexões sobre o tema do e-notariado. Com uma perspectiva otimista, ressaltou a evolução e a tecnologia como facilitadores fantásticos na vida dos cidadãos e usuários. Para ele, a plataforma representa um grande avanço e um apoio indispensável para a atividade notarial. Além disso, Silmar observou que a adesão ao e-notariado tem sido cada vez maior e enfatizou a importância de superar as dificuldades para alcançar facilidades.
Fonte: Assessoria de comunicação CNB/GO