skip to Main Content

Com auxílio de robô, o que antes era feito em minutos passou a ser realizado em segundos

A fim de contribuir com a celeridade dos atos cartorários e com a eficiência jurisdicional, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) desenvolveu programa que usa inteligência artificial para automatizar atos processuais. Estima-se que o ganho em produtividade aumentou de 700% a 6.800%.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJGO, Cláudio Henrique Araújo de Castro, o robô permite o cumprimento de atos em velocidade infinitamente superior ao trabalho manual, possibilitando que os servidores tenham um tempo de trabalho mais qualificado. “Em matéria de quantidade de fluxos e nuances, abrangendo a automação de todas as rotinas cartorárias repetitivas, o TJGO será pioneiro. É mais uma inovação tecnológica criada pela gestão do presidente Walter Carlos Lemes, que está conseguindo deixar um legado nessa área, como é sua prioridade”.

O programa tem como unidades-piloto a Central de Processamento Eletrônico (CPE) e as Unidades de Processamento Judicial (UPJ) da Família e dos Juizados da Fazenda Pública da comarca de Goiânia. A ideia é disponibilizar o robô para todo o estado nas próximas semanas.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que também preside o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGovTIC) do TJGO, Leandro Crispim, afirma que a criação do novo sistema é uma migração natural de inovação do TJGO. “Outros tribunais de justiça têm criado ferramentas para realizar o trabalho mais repetitivo, deslocando servidores para a assistência aos gabinetes dos magistrados”.

O processo

O programa é responsável por colocar os processos analisados em seus respectivos classificadores, de acordo com cada tipo de ato. Assim, o robô realiza o cumprimento dos atos processuais de acordo com o roteiro programado.

Para a execução desse sistema, a Diretoria de Informática, em parceria com as unidades, mapeou os fluxos das escrivanias e já automatizou 43 atos.

Back To Top