skip to Main Content

Reportagem integra o projeto Por Dentro dos Cartórios, do CNB/GO

Na reportagem do projeto Por Dentro dos Cartórios de hoje, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) apresenta o compromisso do Tabelionato Borges Alves em oferecer espaços e serviços que atendem a toda população goiana. 

O cartório promove a acessibilidade através de uma rampa de acesso, balcões rebaixados na área de atendimento e senhas prioritárias para o atendimento às pessoas com deficiências. Os banheiros públicos são adaptados com barras e com alarmes audiovisuais. Além disso, a serventia conta com tabelas de emolumentos em braile doadas pelo CNB/GO e pelo IEPTB/GO.

Os funcionários da serventia são treinados de acordo o Procedimento Operacional Padrão (POP), em que é traçado um roteiro com as informações essenciais do atendimento, como o reconhecimento de firma de pessoas cegas, que, conforme o Código de Normas e Procedimentos do Foro Extrajudicial, deve  ter a presença de duas testemunhas, além da leitura integral do documento.

“A observância das regras de acessibilidade proporciona aos portadores de deficiência uma maior satisfação com a entrega do serviço. Assim, é de grande importância a satisfação dos clientes, sendo nossa meta prioritária o atendimento sem acepção de pessoas, procuramos proporcionar atendimento de qualidade a todos indistintamente, observadas as peculiaridades e limitações de cada cliente”, explica Darleide Teixeira Borges Alves, tabeliã do cartório. 

De acordo com a Lei 13.146/2015, mais conhecida como “Estatuto da Pessoa com Deficiência”,  é imprescindível “assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. “A aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência aos Cartórios é de suma importância, tendo em vista que as pessoas com deficiência não podem ser discriminadas em razão da sua deficiência e para isso temos que fornecer um atendimento personalizado e com observância às regras de acessibilidade”, afirma a tabeliã. 

O Cartório

O Tabelionato Borges Alves foi instalado na comarca de Caiapônia-GO com as atribuições de Notas, Protesto de Títulos e Documentos, Tabelionato e Oficialato de Registro de Contratos Marítimos, em 09 de abril de 2014. Os principais serviços do Tabelionato Borges Alves são: autenticações, reconhecimento de firmas, procurações, escrituras públicas diversas, como compra e venda, doações, divisões, estremações, inventários, divórcios, testamentos, atas notariais, inclusive de usucapião, dentre outras, certidões de escrituras e procurações, e protesto de títulos e de documentos de dívida.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNB/GO

Tabelionato Borges Alves Proporciona Ambiente Acessível E Serviços Personalizados A Todos Os Goianos
Back To Top