skip to Main Content

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com as Seccionais de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realiza neste sábado, 23 de agosto de 2025, das 9h às 18h, no K Hotel, em Goiânia (GO), o Encontro Notarial do Centro-Oeste. Com ingressos esgotados, o evento reunirá mais de 250 pessoas entre notários, prepostos, representantes institucionais e especialistas do setor extrajudicial para debater os principais temas da atividade notarial, com foco nas inovações legislativas e tecnológicas que impactam diretamente o exercício da função.

Este será o terceiro encontro regional promovido pelo CNB/CF em 2025, após as edições realizadas no Nordeste, em Maceió (AL), e na região Norte, em Manaus (AM). A proposta da entidade é percorrer diferentes regiões do país para fomentar a qualificação contínua dos notários, fortalecer a atuação das seccionais estaduais e promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os profissionais do setor.

Com uma programação abrangente, o Encontro abordará os principais desafios e oportunidades do notariado contemporâneo. Entre os temas que serão discutidos estão a reforma do Código Civil e seus reflexos sobre os atos notariais, a implantação das novas Centrais Notariais, com destaque para os módulos de emissão de certidões de escrituras e procurações, e os avanços na regularização imobiliária e fundiária por meio das atas notariais de adjudicação compulsória e usucapião extrajudicial, bem como das escrituras públicas de estremação.

Outro destaque será a oficina prática sobre o e-Notariado, plataforma oficial dos atos notariais eletrônicos no Brasil, apresentada com demonstrações em tempo real e orientações sobre a operação da ferramenta. Também estarão em pauta as novas possibilidades abertas pela Conta Notarial, regulamentada pelo Provimento nº 197/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pelas chamadas Smart Escrituras, que integram automação e inteligência jurídica aos atos digitais.

Para a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, o Encontro Notarial do Centro-Oeste representa um importante momento de aproximação institucional, capacitação técnica e reflexão conjunta sobre os rumos da atividade. “Vivemos um período de transformação profunda no notariado brasileiro, impulsionado por mudanças legislativas e pela consolidação das ferramentas digitais. O Encontro do Centro-Oeste será uma oportunidade para debatermos, de forma qualificada, os impactos dessas transformações na rotina dos cartórios, além de trocarmos experiências entre colegas e buscarmos soluções conjuntas para os desafios da nossa função”, afirma.

Com lotação máxima alcançada, o Encontro Notarial do Centro-Oeste confirma a força e a relevância do debate promovido pelo CNB/CF, reunindo a comunidade notarial em mais um momento histórico para a atividade.

Confira a prgramação completa:

23 de agosto

8h – Credenciamento

9h – Abertura Oficial

10h – Tema I – A reforma do Código Civil e seus reflexos na atividade notarial

  • Palestrante: Carlos Eduardo Elias De Oliveira. Membro da Comissão de Juristas para Atualização do Código Civil (Senado Federal, 2023).
  • Debatedor: Lucas Fernandes Vieira – Presidente do CNB/GO
  • Debatedor: Geraldo Felipe de Souto Silva Presidente do CNB/DF

11h – Tema II – Centrais Notariais – Censec e Busca CEP

  • Apresentação: LEANDRO CORRÊA. Membro da Diretoria do CNB-CF/ Comissão Legislativa e Relações Institucionais
  • Palestrante: Marcos de Paola. Gerente de Tecnologia do Colégio Notarial do Brasil– Conselho Federal

11h30 – TEMA III – Cooperação da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil do Estado de Goiás na Construção Da Base de Dados Biográfica e Biométrica- Integração de Base de Dados CNB CF

  • Palestrante: Webert Leonardo Lopes Dos Santos.  Delegado de Polícia Civil/ Superintendente de Identificação Humana do Estado de Goiás
  • Debatedor: Silmar de Oliveira Lopes (Assessor Jurídico CNB-GO)
  • Debatedor: Alex Valadares Braga (Diretoria do CNB-GO / 2º Vice-Presidente CNB/GO)

12h – Almoço

14h – Tema IV – Motivacional

  • PalestranteNelson Freitas. Com sua experiência como ator e comunicador, Nelson Freitas combina inspiração e boas risadas para motivar e engajar equipes, criando conexões genuínas e impactantes.
  •  

15h – Tema V – Regularização Imobiliária e Fundiária: Atas Notariais (Adjudicação Compulsória e Usucapião Extrajudiciais. Escrituras de Estremação)

  • Palestrante: Hércules Alexandre Da Costa Benício – Diretor do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal
  • Debatedor: Edivaldo Maurício Semensato (Presidente do CNB/MT)
  • Debatedor: Irley Carlos Siqueira Quintanilha ( Diretoria CNB-GO / 1º Vice-Presidente CNB/GO)

16h – Coffee-Break

16h30 – Tema VI – e-Notariado na Prática – Oficina de Atos Notariais Eletrônicos

  • Palestrante:  Renato Martini – Assessor de Tecnologia do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal
  • Palestrante: Rafael Depieri – Assessor Jurídico do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal
  • Debatedor: Gustavo Simões Pioto – Diretor do CNB/GO
  • Debatedor: Elder Gomes Dutra – Presidente do CNB/MS

17h30 – Tema VII – Notariado em Novas Modalidades: Escrow Account

  • Palestrante: Eduardo Calais – Vice-presidente do CNB/CF.
  • Palestrante: Ricardo Rosenberg – Superintendente de projetos especiais do Banco Safra.
  • Debatedor: Fernando Dias – Representante da Diretoria do CNB/GO
  • Debatedor: Geraldo Felipe de Souto Silva – Presidente do CNB/DF

18h 30min – Encerramento

  • Giselle Oliveira de Barros – Presidente CNB/CF
  • Lucas Fernandes Vieira – Presidente CNB/GO

19h – Cocktail Sunset

Sold Out! Encontro Notarial Do Centro-Oeste Acontece Neste Sábado
Back To Top