skip to Main Content

O estado registrou um divórcio a cada duas horas entre janeiro e novembro (333 dias) de 2022. Por dia, o número chega a 12 separações, com um total de 362 por mês. Ao todo, em 11 meses, os Cartórios de Notas contabilizaram 3.986 desuniões.

Mesmo alto, o número de divórcios caiu 8,9% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 4.374 separações. É o menor número desde o ano de 2017. Os dados constam da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF). 

Para o presidente do CNB goiano, Alex Valadares, a baixa no número de desuniões está relacionada à flexibilização das medidas de proteção contra a Covid-19. 

“Os números revelam o reflexo das medidas de flexibilização contra a Covid-19. O convívio e a rotina estão voltando ao normal, logo as relações voltam a fluir. A pandemia veio como um momento decisivo para colocar fim no matrimônio dos casais que já estavam em conflito”, explica.

Ápice 

O recorde de divórcios foi registrado em 2020, na época, 4.773 casais se divorciaram no estado em 11 meses. Na comparação com 2022, a queda foi ainda maior, de 16,4%. O número de separações começou a subir ainda em 2019 (4.241)

O empresário Ricardo de Jesus, de 37 anos, por exemplo, fez parte de um dos casais que se divorciaram em meados de 2019. Depois de 12 anos de união, que resultou em duas filhas, Ricardo decidiu pôr um fim na união instável que oficializou com a esposa em 2007.

“O casamento não estava dando certo, estava muito desgastante para nós dois. A gente tentou salvar o nosso casamento, tentamos algumas coisas, mas conforme o tempo foi passando foi só arruinando. Pedi o divórcio em agosto e em dezembro oficializamos”, contou. 

Recuperação 

Ricardo diz ainda que o processo de separação não foi fácil, principalmente pelo tempo da união: 12 anos e sete meses. Porém, ele explica que a maior dificuldade foi ter que lidar com a distância das filhas com quem convivia diariamente.

“Não são 12 dias ou meses. Foi uma vida. Ela é uma pessoa bem bacana, muito boa, me ajudou muito até certo ponto. Mais de três anos depois, ainda sinto falta. Já me relacionei com outras pessoas, mas não penso em casar novamente, não neste momento”, concluiu. 

Divórcio 

Para realizar o divórcio em um Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. 

O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), onde o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião. 

Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital notarizado ou por ICP-Brasil.

Fonte: Jornal Opção

Back To Top