O Programa RegularizAÇÃO, que será relançado em 28 de agosto com uma nova versão, durante o Encontro Regional das Corregedorias, em Aparecida de Goiânia, foi uma das boas práticas apresentadas pelo corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo de Holanda, e pela juíza auxiliar da Cogex Soraya Fagury, no Encontro Notarial do Centro-Oeste, realizado neste sábado, 23, no K Hotel, em Goiânia.
O evento foi promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com as Seccionais de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e reuniu mais de 250 pessoas entre notários, prepostos, representantes institucionais e especialistas do setor extrajudicial para debater os principais temas da atividade notarial, com foco nas inovações legislativas e tecnológicas que impactam diretamente o exercício da função.
Para Anderson Máximo, que fez uma exposição das boas práticas desenvolvidas pela Corregedoria do Foro Extrajudicial no Estado como a Cogex em Ação, atualização do Sistema Extrajudicial Eletrônico (SEE), as correições virtuais e o Manual de Rotinas da Diretoria do Foro no âmbito do extrajudicial, dentre outras, o encontro é fundamental para fortalecer a relação respeitosa entre a Cogex e os delegatários.

“Nossa finalidade é aprimorar os serviços prestados à sociedade e essa aproximação institucional contribui para maior capacitação técnica e reflexão conjunta sobre os rumos da atividade extrajudicial”, ressaltou.
Segundo a juíza Soraya Fagury, o extrajudicial passa por um momento de grande transformação e ressaltou a importância não só de conhecer as boas práticas de outras regiões, mas de apresentar aquelas realizadas em Goiás.

“Somos pioneiros em boas práticas importantes como o Programa RegularizAÇÃO e essa troca de experiências com os cartorários é essencial para a atuação mais eficiente do extrajudicial”, acentuou.
Programação
Com uma programação abrangente, o Encontro abordou os principais desafios e oportunidades do notariado contemporâneo. Foram discutidos temas relacionados a reforma do Código Civil e seus reflexos sobre os atos notariais, a implantação das novas Centrais Notariais, com destaque para os módulos de emissão de certidões de escrituras e procurações, e os avanços na regularização imobiliária e fundiária por meio das atas notariais de adjudicação compulsória e usucapião extrajudicial, bem como das escrituras públicas de estremação.
Outro destaque foi a oficina prática sobre o e-Notariado, plataforma oficial dos atos notariais eletrônicos no Brasil, as novas possibilidades abertas pela Conta Notarial, regulamentada pelo Provimento nº 197/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pelas chamadas Smart Escrituras, que integram automação e inteligência jurídica aos atos digitais.
Sobre o Encontro
Este é o terceiro encontro regional promovido pelo CNB/CF em 2025, após as edições realizadas no Nordeste, em Maceió (AL), e na região Norte, em Manaus (AM). A proposta da entidade é percorrer diferentes regiões do país para fomentar a qualificação contínua dos notários, fortalecer a atuação das seccionais estaduais e promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os profissionais do setor. (Texto: Myrelle Motta – Divisão de Comunicação Social das Corregedorias/Fotos: Saulo Pantoja – CNB-GO)