O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, conduziu, nesta sexta-feira (25), a solenidade de posse do desembargador Murilo Vieira de Faria, realizada no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, sede do TJGO. Murilo Faria foi escolhido como desembargador pelo Órgão Especial do TJGO, pelo critério de merecimento, em sessão extraordinária realizada no dia 24 de março. O magistrado ocupa vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Zacarias Neves Coelho Neto.
Também compuseram a mesa diretiva da solenidade o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o vice-governador, Daniel Vilela; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; o subdefensor público-geral para assuntos institucionais, Allan Montoni Joos, representando o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório; o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM- GO), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto; o desembargador Elvécio Moura dos Santos, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), coronel Marcelo Granja; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas; a vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Renata Nacagami, representando a presidente da associação, juíza Patrícia Carrijo; e o deputado federal Zacarias Calil.
O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Leandro Crispim, destacou o perfil técnico do desembargador Murilo Vieira de Faria. “Sua chegada ao Tribunal de Justiça, após uma trajetória construída ao longo de mais de duas décadas e meia na magistratura estadual, traduz o reconhecimento reiterado dos seus pares e a qualidade de sua atuação judicial e administrativa. Que este novo ciclo seja marcado pela continuidade de uma atuação firme, técnica e equilibrada”, frisou.
Leandro Crispim também ressaltou que a presença de Murilo Faria “contribuirá para o fortalecimento do nosso colegiado e da missão constitucional que nos une. Receba os votos de êxito nessa sua nova missão neste tribunal. Seja muito bem-vindo”, declarou.
Saudação
Murilo Vieira de Faria foi saudado pelo desembargador Guilherme Gutemberg, que afirmou sentir-se honrado e orgulhoso em “saudar e celebrar a posse de um jurista de inquestionável mérito e elevada integridade moral e social”. Destacou que a trajetória do empossado “revelou a coragem necessária para enfrentar temas e situações complexas, e a sensibilidade para compreender as nuances que o Direito demanda, sempre colocando a dignidade humana e o respeito pelas garantais fundamentais no epicentro de suas decisões”.
O desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto também falou de sua amizade com o desembargador Murilo Vieira de Faria. “Com sua sabedoria e sensibilidade, certamente ele contribuirá de forma decisiva para a evolução e a imparcialidade da Justiça, inspirando futuras gerações de juristas e magistrados, reafirmando o compromisso de nossa Corte com os princípios que regem nossa sociedade, mantendo o mais alto nível de respeitabilidade e eficiência deste Tribunal de Justiça”.
MPGO
Falando em nome do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, destacou a sólida relação institucional entre o MP e o TJGO. Segundo ele, a aliança entre as instituições se projeta na missão de garantir justiça e estabilidade jurídica à população. “O Ministério Público acredita na justiça, acredita no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Nós estamos juntos, defendendo os valores perenes do ser humano, os valores que não passam”, afirmou.
Ao saudar Murilo Faria, Cyro Terra ressaltou virtudes como prudência, sensibilidade, integridade e humildade, “construídas ao longo de quase três décadas de magistratura, do novo desembargador. Mais que a experiência, o que mais ressalta em Vossa Excelência é a integridade moral e a honestidade de propósito, aquilo que verdadeiramente constrói as grandes instituições”, afirmou o procurador-geral de Justiça.
OAB
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, destacou que o Poder Judiciário goiano recebe em seus quadros o desembargador Murilo Vieira de Faria, “que teve sua ascensão pelo critério de merecimento. É o coroamento de uma trajetória exemplar da magistratura goiana marcada por equilíbrio, serenidade e profundo respeito às garantias fundamentais. Em nome de toda a advocacia goiana, essa investidura ao cargo de desembargador segue firme no propósito de entregar justiça com independência, sensibilidade social e fidelidade aos princípios condicionais”, destacou Rafael Lara.
“O espírito da justiça nunca me virou as costas”
Em seu discurso, Murilo Faria destacou que transformou os obstáculos do caminho da magistratura em importante aprendizado, na possibilidade de “fazer o bem, de fazer justiça, de fazer a diferença”.
“O espírito da justiça nunca me virou as costas. Passei por dificuldades nessa longa trajetória até esse momento. Não é um desabafo, mas um incentivo para que as futuras gerações, meus filhos, nossos filhos, saibam que antes deles também existiram pessoas que fizeram a sua parte. Estou convicto de que as gerações vindouras se tornarão melhores, mais sábias e eficientes”, acentuou.
Imbuído do espírito de justiça, Murilo Faria reafirmou sua busca pela verdade no exercício do cargo agindo sempre com sabedoria, coragem e humildade. “Buscarei sempre a verdade, independentemente das circunstâncias e situações que se colocarem à minha frente. Esse momento para mim é uma espécie de milagre. Se alguém me perguntar se valeu a pena ou se eu faria tudo de novo minha resposta é a mesma: sim!”, ressaltou ao fazer um agradecimento especial a Deus, aos colegas magistrados, servidores do Judiciário estadual, aos familiares e demais presentes.
Homenagem da PMGO
Durante a cerimônia, o novo desembargador foi homenageado pela Polícia Militar de Goiás com a entrega, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, da “Moeda Challenge Coin” e de uma Panóplia, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à segurança pública”. Murilo Faria agradeceu a homenagem: “Esse carinho da PM é motivo de grande orgulho para mim”, frisou.
Trajetória
Com 28 anos de magistratura no Poder Judiciário goiano, Murilo Vieira de Faria atuou como juiz e diretor do Foro da comarca de Uruaçu (2000 a 2014); juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (2017/2019); juiz de entrância final titular do 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia (2015/2023); e juiz em respondência na comarca de Goiânia (2013/2015).
Foi também juiz eleitoral em zonas eleitorais nas comarcas de Barro Alto, Estrela do Norte, Niquelândia, Petrolina de Goiás, Piranhas e Uruaçu, e coordenador do Centro de Pacificação Social, projeto pioneiro incentivado pelo Conselho Nacional de Justiça na gestão do ministro Gilmar Mendes, em 2009.
Murilo Vieira de Faria é mestre em Responsabilidade Civil pela Universidade de Girona, na Espanha, e especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal pela Academia da Polícia Civil e em Direito Público pela PUC-GO/Fasem. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e tem MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas FGV.
Presenças
A cerimônia foi acompanhada por desembargadoras, desembargadores, magistradas e magistrados do primeiro e segundo graus; pela coordenadora administrativa da Presidência e esposa do presidente Leandro Crispim, Luciene Camargo; servidoras e servidores do Poder Judiciário estadual.
Familiares do desembargador Murilo Faria estiveram presentes à solenidade como o pai Carlos Roberto Faria, a esposa Nilzélia Faria e os três filhos Natália, Pedro e Lucas Faria, além dos dois irmãos Edmo Faria e Cejana Faria.
Também participaram da solenidade a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente; a conselheira federal da OAB-GO, Anna Vitória Caiado e seu esposo, o presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Goiás, Alexandre Ramos Caiado; a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Giane Andrade; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG), Tomaz Aquino; o subsecretário do Trabalho e Renda, Teófilo Alves Neves, representando o secretário de Estado da Retomada, César Moura; a secretária-geral e a adjunta da OAB-GO, Talita Silvério Hayasaki e Thaís Silva Sena de Castro, respectivamente; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Júnior; o juiz do Trabalho do TRT da 18ª Região, Luciano Crispim; o desembargador eleitoral José Mendonça; o procurador-geral do município de Trindade, Néli Cárita Máximo Figuerêdo, representando o prefeito Marden Júnior; e o representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Emílio Bittar. (Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos
Fonte: https://www.tjgo.jus.br/index.php/agencia-de-noticias/noticias-ccs/20-destaque/32580-leandro-crispim-empossa-murilo-vieira-de-faria-no-cargo-de-desembargador-do-tjgo