skip to Main Content

A violência doméstica e as particularidades impostas aos processos de divórcio estão em foco na nova edição do podcast Direito de Família e Arte, do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. O novo episódio conta com a participação da juíza Luciane Buriasco Isquerdo, que atua em Vara de Família em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ouça no Spotify.

Para falar de feminicídio e violência contra a mulher, Luciane recorre à ópera Carmen (1875), de Georges Bizet, e também ao romance A Hora da Estrela (1977), de Clarice Lispector. Em ambas as histórias, as protagonistas são submetidas às agressões de seus parceiros, que terminam em tragédia. A especialista traça uma comparação entre a ficção e suas percepções da realidade.

“Nem todo agressor é o provedor em crise financeira, com medo de perder, por isso, a amada, como já indicaram algumas pesquisas no passado. Muitas vezes, a mulher é a provedora. O fato é que nos casos de violência doméstica há uma passionalidade difícil de entender, e os processos de divórcio terão algumas peculiaridades para ambos os lados”, destaca Luciane.

Medidas protetivas, pensão alimentícia e a convivência com os filhos, entre outras questões decorrentes da violência doméstica, estão entre os fatores que, nestes casos, acabam relacionando as searas criminais e de Família. “A atuação dos advogados e advogadas deve ser intensa no sentido de preservar a vítima”, defende.

Fonte: IBDFAM

Back To Top