Nos dias 26 e 27 de setembro, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás e a Corregedoria-Geral de Justiça mobilizaram a sociedade goiana para conscientizar sobre a doação de órgãos, com destaque para a emissão da AEDO, um processo gratuito e 100% digital
Nos dias 26 e 27 de setembro, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO), em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás (TJGO), realizou a ação ‘Dia D’, dedicada à conscientização e incentivo à doação de órgãos. Durante os dois dias, foram emitidas 179 Autorizações Eletrônicas de Doação de Órgãos (AEDOs) em todo o estado de Goiás. A ação aconteceu simultaneamente na sede do TJ/GO e no Fórum Cível da Comarca de Goiânia e em cidades do interior do estado.
O Dia D foi focado na solicitação da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), oferecendo aos cidadãos a oportunidade de formalizar a vontade de ser doador. O processo foi totalmente gratuito e realizado de forma 100% digital, facilitando o registro e garantindo acessibilidade e segurança jurídica a todos.
Lucas Fernandes, presidente do CNB/GO, destacou o sucesso da iniciativa:
“Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso do Dia D, que mobilizou a sociedade goiana em torno da causa da doação de órgãos. Este evento não apenas aumentou a conscientização sobre a importância desse gesto de solidariedade, como também facilitou o registro da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). E a campanha continua! Se você tem o desejo de ser um doador de órgãos, procure o cartório mais próximo ou solicite a sua AEDO de forma online. Seja um doador, salve vidas!”
Vanuccy Lacerda de Moraes Carneiro, estagiária no Fórum Cível, falou sobre a importância da empatia e do amor ao próximo. “A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo, porque um dia nós podemos estar na fila, precisando de um transplante. Então, temos que pensar nos outros e em nós mesmos. Minha família sabe sobre o meu desejo de ser uma doadora”, afirmou.
Já Isadora Cruz, que atua como secretária, reforçou a ideia de reciprocidade.
“A importância da doação de órgãos se dá pela questão de entender o quanto é vital receber. Quando temos consciência de que um dia podemos precisar, vemos o quanto é importante doar também. Acredito que seja uma via de mão dupla, e, além disso, estaremos salvando vidas. Isso é muito importante para quem está na fila de transplante, esperando por um milagre, esperando por uma nova vida”, disse.
Gisele Figueiredo Cavalcante compartilhou a emoção de solicitar sua AEDO:
“Me senti muito bem em fazer a solicitação da minha AEDO e saber que futuramente estarei ajudando alguém, deixando a minha marca em alguém quando eu já não estiver mais aqui. Doar é um gesto nobre; seja um doador e salve vidas!”
Queren Talita, vendedora, expressou sua felicidade por se tornar uma doadora.
“Estou muito feliz por me tornar uma doadora de órgãos. É um ato de extrema importância que pode ajudar a salvar muitas vidas”, afirmou.
No Dia Nacional da Doação de Órgãos, reforçamos o poder transformador desse gesto de solidariedade, que pode salvar vidas. Doe Vida, Doe Órgãos! Você pode mudar o destino de milhares de pessoas que aguardam por um transplante. Juntos, somos mais fortes!
A ação contou com a presença de Lucas Fernandes, presidente do CNB/GO; Dr. Silmar Lopes, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/GO; Fernando Dias, titular do 7º Tabelionato de Notas de Goiânia; a Dra. Patrícia Bretas, juíza e diretora do Foro de Goiânia; e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás. Os colaboradores dos cartórios presentes foram: Iara de Jesus Martins Santos, Jakeline Barros da Costa, Lucas Sales Pereira, Menzakes Alves de Souza, Isabel Cristiane Pereira Marinho, Emilly Tavares de Oliveira, Pedro Lucas Araújo Borges Nascimento, Anderson Teixeira Pires, Luiz Augusto Curado, Andreia Clemente Silva, Evellin Rodrigues de Araújo; Pamella Fernandes Rodrigues; Juliana Araujo da Silva e Aline Silva de Souza, além de servidores e diretores do Fórum Cível da Comarca de Goiânia.
Assessoria e comunicação do CNB/GO.