skip to Main Content

Giselle Oliveira de Barros recebe ‘Comenda Notarial CAAm’ em Brasília (Foto: Raul Spinassé)

A presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros, foi homenageada no último dia da 110ª Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), nesta terça-feira (07.11), no hotel Royal Tulip, em Brasília/DF. O evento é parte do Encontro Mundial do Notariado & XXV Congresso Notarial Brasileiro. A tabeliã paulista foi condecorada com a ‘Comenda Notarial CAAm’ por seu trabalho à frente do notariado brasileiro, considerado referência em modernidade no continente americano.

Giselle agradeceu a presença do notariado latino durante a 110ª Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos. “Gostaria de parabenizar a todos pelo brilhante trabalho que desenvolveram nesta comissão durante esses dois dias, em que pude acompanhar os relatos dos membros brasileiros que integram as comissões de trabalho e este conselho geral”, afirmou, ressaltando a importância do Simpósio Mundial, que será iniciado nesta quarta-feira (08.11) e debaterá Atos Eletrônicos e Desjudicialização, “com experiências práticas de vários países do mundo”.

O Presidente da União Internacional do Notariado – UINL, Lionel Galliez, destacou a união da entidade mesmo cada um falando uma língua diferente. “Cada língua tem sua própria forma de pensar e essa é também a riqueza de nossa união, estou tendo a oportunidade de falar com a maioria de vocês sem nenhum filtro de tradução”, disse em seu discurso.

Para finalizar o evento, o presidente da CAAm, Homero Lopez, agradeceu a presença de todos e finalizou dizendo que “hoje não temos tempo para rancor ou indiferenças, não temos tempo para inércia. Hoje é tempo de construir, de fazer, de pegar as ferramentas para levantar e edificar os anéis do notariado da América e do mundo. Queremos construir um notariado lúcido em seu conhecimento e caloroso em sua irmandade”.

Mais reuniões e apresentações

A sessão também foi dedicada à apresentação final das reuniões da CAAm, que ocorreram na segunda-feira (06.11). A apresentação do Brasil foi conduzida pela tabeliã capixaba Marla Camilo, membro da Comissão de Integração e Cooperação Notarial. “A comissão busca a integração dos países membros, para que, por meio dos notários, todos possam ter seus direitos de forma rápida e prática. Buscamos praticidade, intercâmbios com outras comissões e segurança jurídica”, disse.

O coordenador da Comissão de Direito das Sucessões, José Renato Vilarnovo, vice-presidente do CNB/CF e presidente do CNB/RJ apresentou o relatório final da reunião da comissão. Vilarnovo também falou sobre a Smart Escrituras que será lançada oficialmente durante o XXV Congresso Notarial Brasileiro.

“O sistema para realizar as Smarts Contracts utiliza a inteligência Artificial e está conectado com o notarchain, blockchain do notariado e deverá estar disponível para todos os notários do país pela plataforma do e-Notariado” concluiu. A Smart Escrituras se trata da funcionalidade mais moderna do notariado brasileiro.

A CAAm também informou o local onde será realizada a próxima sessão plenária: República Dominicana, entre os dias 17 e 22 de abril de 2024.

Fonte: Assessoria CNB/CF

ENCONTRO MUNDIAL DO NOTARIADO: PRESIDENTE DO CNB/CF É HOMENAGEADA NO ENCERRAMENTO DA 110ª SESSÃO PLENÁRIA
Back To Top