Evento promovido pelo CNB/GO e Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás destaca a importância da doação de órgãos e o uso da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO)
Na última quinta-feira (26/09), o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO), em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), iniciou a ação ‘Dia D’, para conscientizar e incentivar a doação de órgãos. A ação ocorreu na sede do TJGO, na Av. Assis Chateaubriand, 195, Setor Oeste, em Goiânia-GO, e contou com a participação de autoridades e colaboradores da instituição.
O discurso de abertura do “Dia D” foi realizado pelo Desembargador Leandro Crispim, que destacou a importância da doação de órgãos. “Hoje promovemos o Dia D para mostrar que podemos ser a diferença entre o fim de uma história e o começo de outra. A campanha ‘Um só coração, seja vida na vida de alguém’ nos convida a esta transformação, com a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos”, afirmou.
Em seguida, Soraya Fagury Brito, segunda juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Goiás, ressaltou: “O dia de hoje é para ouvirmos quem tem dados importantes sobre a doação de órgãos para a conscientização e ação! Vamos mostrar para a sociedade que uma doação pode salvar até oito vidas”. Após a cerimônia de abertura e recepção do público presente, as palestras foram iniciadas.
A primeira palestra foi realizada pelo Dr. Hércules Alexandre da Costa Benício, representando o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que ressaltou a importância da AEDO e apresentou a plataforma e-Notariado e sua funcionalidade para o público presente.
“Eu vejo com muito entusiasmo essa iniciativa do Poder Judiciário do Estado de Goiás e do CNB/GO para divulgar esse serviço de utilidade pública gratuito, sem burocracia, que é a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Hoje tivemos um evento com muita sensibilidade, com muita informação útil e relevante para conscientizar toda a população sobre a importância da doação de órgãos. É preciso que os cidadãos brasileiros exercitem esse gesto de solidariedade. Iniciativas como essa são fundamentais”, relatou.
A segunda palestrante foi a Dra. Juliana de Oliveira Barbosa, médica nefrologista e coordenadora clínica da Equipe de Transplante Renal Dr. Bráulio Ludovico, que explicou como funciona o processo de captação de órgãos e o transplante. Katiuscia Christiane Freitas, gerente de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, terceira palestrante do dia, frisou que mais de 2.000 pessoas aguardam na fila por um transplante em Goiás e que 65% das famílias não autorizam a doação de órgãos. A quarta palestrante foi Denyse Goulart, diretora-geral do Hemocentro de Goiás, que explicou como funciona o cadastro e a doação de medula óssea no Brasil.
Para finalizar a tarde de palestras, José Carlos Bretas, pai da juíza Patrícia Bretas, diretora do Foro de Goiânia, fez um relato emocionante sobre sua trajetória na fila à espera por um transplante renal e como a doação de alguém mudou sua vida. José Carlos ficou muito emocionado.
“Quando a gente faz o transplante, é um grito de liberdade para o transplantado, porque nós nos sentimos livres e passamos a ter uma vida normal novamente. Doar é um gesto de nobreza que não tem tamanho, tanto da família quanto do doador. Seja um doador, salve vidas!”, afirmou.
CADASTRO NO LOCAL
Durante todo o evento, os colaboradores dos cartórios presentes realizaram solicitações de AEDOs para o público do evento, registrando assim a vontade dos presentes de serem doadores de órgãos.
Para Irley Quintanilha, segundo vice-presidente do CNB/GO, “a campanha AEDO vai além da conscientização, é uma campanha de ação, que chama as pessoas a agirem de imediato em prol de um objetivo tão nobre, que é a doação de órgãos, e dessa forma, compartilhar, partilhar para além da sua vida a possibilidade de ajudar a continuar a vida de alguém”, afirmou.
A diretoria do CNB/GO esteve presente no evento, representada por Lucas Fernandes, presidente da entidade; Irley Quintanilha, primeiro vice-presidente, Alex Valadares, segundo vice-presidente, Bruno Quintiliano, primeiro tesoureiro, Evelyn Valente, diretora de Formação, Eventos e Promoção Institucional, e Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva, suplente.
Também marcaram presença os tabeliães Antônio do Prado; Rômulo Fillizola e Silmar Lopes, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/GO. Os colaboradores dos cartórios presentes foram, Leonardo Neres Coelho de Medeiros; Ana Alice de Jesus Santos; Lidiane Cristina Pedroso de Oliveira Monnerat, Danilo Junio Laureano dos Santos; Jakeline Barros da Costa e Lucas Sales Pereira, além de servidores e diretores do TJGO e da Corregedoria.