Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Regional da Corregedoria-Geral da Justiça e da Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás que será sediado de 15 a 17 de outubro, em Catalão, e envolve a 9ª Região Judiciária. A iniciativa conta com a parceria da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug).
As inscrições são limitadas e mais informações podem ser obtidas na página do encontro, no portal da Corregedoria. Haverá transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO.
O encontro contará com a presença do presidente do TJGO, Leandro Crispim, dos corregedores desembargadores Marcus da Costa Ferreira e Anderson Máximo de Holanda e da ouvidora do Poder Judiciário goiano desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis.
O coordenador-geral dos Encontros Regionais é o juiz auxiliar da CGJGO, Marcus Vinícius Alves de Oliveira, que também estará presente ao evento.
A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira, 15, das 13 horas às 13h40. Em seguida, será feita a exposição “Vozes contra o assédio”, apresentações da Divisão de Inteligência Institucional do TJGO, das Coordenadorias da Mulher do TJGO e da Infância e Juventude, da Linguagem Simples e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Cartorário e Socioeducativo (GMF).
Ainda no período da tarde haverá apresentações do SIGESCON, o painel da Cogex com o tema “Corregedoria Extrajudicial: Diretrizes e Perspectivas para os Serviços Notariais e Registrais” que será exibido pelo corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo; o Proad com exposição prática sobre o uso das ferramentas “comunicação” e “em diligência”, além do Manual de Rotinas do Foro Extrajudicial: reclamações e procedimentos disciplinares (apuração disciplinar, sindicância e PAD).
Paralelamente, acontecem as oficinas do SIGESCON e do Sistema de Inteligência Artificial (AGAIA).
Painéis múltiplos e oficinas
Já na quinta-feira, 16, segundo dia do evento, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, abre as atividades do dia com o temas “Novos Direitos”.
Outros temáticas abordadas pela manhã serão Gestão de Unidade Judiciária, Conexão TI: Facilitando processos, fortalecendo resultados (Presidência do TJGO), e Inteligência Artificial. Também acontece a oficina da COGEX para interinos.
À tarde, o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo, fala sobre os programas e ações da COGEX: questões fundiárias, novas perspectivas. O Programa RegularizAÇÃO (Provimento Conjunto nº 22/2025 e adesão dos municípios) também será abordado.
Em seguida, ocorrem os painéis da Divisão de Gerenciamento dos Sistemas do Extrajudicial (DGSE), de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Mulheres no Âmbito das Serventias Extrajudiciais, Sistemas ONR, Boas Práticas de Aplicação da IA e Chatbot nos Cartórios, e do Registro de Imóveis do Brasil (RIB- GO).
Será promovida ainda a Oficina de Gestão de Metas e Prêmios (Presidência do TJGO).
Reuniões reservadas com servidores (as) e magistrados (as) e participação da Ouvidoria
Na sexta-feira, 17, último dia do evento, das 8 às 10 horas, haverá uma reunião reservada da CGJGO e da COGEX com servidores(as) e a participação da Ouvidoria do Poder Judiciário. Haverá uma reunião reservada com os (as) magistrados (as), também com a participação da Ouvidoria.
Ao final, no Auditório do Tribunal do Júri da comarca anfitriã, os trabalhos se encerram no período vespertino com a audiência pública da CGJGO e da COGEX para que as instituições, em representação à comunidade local, se manifestem com questionamentos, demandas, dúvidas, sugestões ou reclamações.
Integram a 9ª Região Judiciária, além de Catalão Caldas Novas (polo), Corumbaíba, Goiandira, Ipameri, Orizona, Pires do Rio e Santa Cruz. (Texto – Myrelle Motta – Divisão de Comunicação Social das Corregedorias/Edição de arte: Hellen Bueno – Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)
Fonte: TJGO