skip to Main Content

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a atuação dos cartórios extrajudiciais goianos, promover a coleta de dados para aprimorar os serviços prestados aos cidadãos e fortalecer o diálogo com delegatórios e a sociedade, a Corregedoria do Foro Extrajudicial, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, lançou nesta quinta-feira (13) o Programa Corregedoria do Foro Extrajudicial em Ação. A iniciativa traz uma abordagem inovadora para otimizar a gestão e a eficiência dos serviços extrajudiciais no estado. 

O lançamento do programa aconteceu durante visita do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, e do corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, que está na condução do projeto, a dois cartórios extrajudiciais de Goiânia: Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Circunscrição (Cartório Silva) e 3º Tabelionato de Notas Tabelionato e Oficialato de Registro de Contratos Marítimos.

Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa, o Programa Corregedoria do Foro Extrajudicial em Ação é uma oportunidade de conhecer no próprio local a realidade dos cartórios extrajudiciais, colher informações necessárias sobre os serviços prestados e realizar visitas informais com o intuito de estreitar o relacionamento entre as duas corregedorias e as unidades extrajudiciais.

“Nosso público-alvo é o jurisdicionado, usuário desses serviços. Estamos prontos para atender todas as demandas dos cartórios, fortalecendo os laços com os representantes dos serviços extrajudiciais e buscando a melhoria do trabalho oferecido à população”, pontuou.

Já o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo, vê com alegria e satisfação a inauguração do novo programa que, a seu ver, além de aproximar a atuação da Corregedoria com os delegatários e usuários, permite que se tenha uma visão mais ampla do contexto vivenciado pelos cartórios extrajudiciais, a fim de que haja um aperfeiçoamento pleno das atividades desenvolvidas contemplando os cidadãos que dependem desses serviços.

“Essas visitas serão realizadas em diversos cartórios de Goiás. Vamos aprimorar a atuação da Corregedoria com os cartorários, focar na melhoria contínua desse trabalho para que possamos oferecer um serviço de excelência aos usuários nessa atividade tão importante desempenhada pelas serventias ao público em geral”, destacou.

Perfil exato

De acordo com o juiz Társio Ricardo de Oliveira Freitas, 4º auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, que também acompanhou as visitas, o início deste programa será fundamental para que as duas corregedorias possam ter um perfil exato dos serviços ofertados pelas serventias extrajudiciais à sociedade.

“Ter essa interlocução com os representantes do Extrajudicial e com os usuários dos serviços é de extrema relevância. A Corregedoria do Foro Extrajudicial em Ação chega para estabelecer essa nova e efetiva dinâmica com os delegatários que também compõem o Poder Judiciário”, frisou.

A juíza Soraya Fagury, 3ª auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e com atuação no Foro Extrajudicial, presente no local durante as visitas aos cartórios extrajudiciais, reafirmou o compromisso do Programa “Corregedoria do Extrajudicial em Ação” de integrar as serventias extrajudiciais às melhores práticas, assegurando um atendimento mais ágil e eficiente aos cidadãos.

“O programa representa um avanço significativo ao oferecer um acompanhamento mais próximo e contínuo das serventias de nosso Estado”, observou. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta – Divisão de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Agno Santos – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte: TJGO

Back To Top