As Comissões de Heteroidentificação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) finalizaram, nesta segunta-feira (28), os trabalhos de análise das autodeclarações raciais das candidatas e dos candidatos inscritos no 3º Exame Nacional da Magistratura 2025. Ao longo do processo, foram avaliados 108 candidatas e candidatos, seguindo os critérios estabelecidos pela Resolução CNJ nº 541/2024 e pelo edital do certame.
Na primeira fase, 68 candidatas e candidatos tiveram sua autodeclaração racial confirmada, enquanto 40 não tiveram compatibilidade fenotípica reconhecida pela Comissão de Heteroidentificação.
Fase recursal
Desses 40 candidatos, 24 solicitaram reavaliação pela Comissão Recursal, responsável por analisar os pedidos na tarde desta segunda-feira. Após nova deliberação, 5 candidatas e candidatos tiveram sua condição de pessoa negra validada.
Ao final de todo processo, 73 candidatas e candidatos estão aptos a concorrer pelas cotas raciais. 35 candidatas e candidatos tiveram a autodeclaração racial não confirmada pelas comissões de heteroidentificação do TJGO.
Com o encerramento das atividades, os certificados de validação serão disponibilizados até o dia 06 de maio de 2025.
Fonte: https://www.tjgo.jus.br/index.php/agencia-de-noticias/noticias-ccs/20-destaque/32596-comissoes-de-heteroidentificacao-do-tjgo-concluem-trabalho-para-o-exame-nacional-da-magistratura-confira-o-resultado