skip to Main Content

O Encontro Mundial do Notariado & do XXV Congresso Notarial será realizado entre os dias 6 e 10 de novembro, na capital federal, Brasília. Promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com a União Internacional do Notariado Latino (UINL) e a Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), a ação marcará a realização de quatro eventos internacionais e projetos inéditos do notariado brasileiro.

Voltado para tabeliães de notas, advogados, diversos profissionais e pessoas que compactuam com esse meio de atuação e conhecimento o evento reunirá tabeliães de notas de todo o país ao lado de profissionais de outros 91 países do mundo que adotam o modelo do notariado latino.

Para falar sobre a importante do evento, o CNB/GO conversou com Soraya Fagury Brito, 2ª juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás. Para ela, “congressos e simpósios dessa natureza promovem debates acerca do papel proativo da atividade notarial como serviço auxiliar à justiça”.

Confira a entrevista na integra:

CNB/GO – A colaboração internacional desempenha um papel importante em um mundo cada vez mais globalizado. Como esses eventos podem fortalecer as relações entre os tabeliães de notas no Brasil e em outros países?

Soraya Fagury: Eventos dessa magnitude são importantes para troca de experiências, sobretudo no atual cenário de globalização, em que o uso de tecnologias, como as novas plataformas de serviços notariais de Contratos Inteligentes e Tokenização, bem como as Centrais Eletrônicas, são fundamentais para uma melhor prestação do serviço extrajudicial.

CNB/GO – De que forma esses eventos podem promover a visibilidade do notariado latino, não apenas como um sistema confiável e eficiente, mas também como um pilar essencial da justiça e legalidade?

Soraya Fagury: Congressos e simpósios dessa natureza promovem debates acerca do papel proativo da atividade notarial como serviço auxiliar à justiça, na medida em que discutem o importante papel do notariado para a desjudicialização e desburocratização de serviços públicos.

CNB/GO – Como esses eventos podem promover a inovação e a modernização do notariado no Brasil, alinhando-o com as melhores práticas adotadas internacionalmente?

Soraya Fagury: As soluções tecnológicas apresentadas pelos notários de outras nacionalidades certamente contribuirão para promover a inovação e a modernização do notariado brasileiro, pois trazem um panorama mundial e experiências práticas da atividade que, na medida do possível, podem ser adaptadas à realidade local.

CNB/GO – Quais são as expectativas em relação ao impacto desses eventos no notariado latino em termos de prestação de serviços e promoção da justiça?

Soraya Fagury: Por congregar significativo número de notários, espera-se que esses eventos contribuam para construção de importantes soluções teóricas e práticas da atividade notarial contemporânea, marcada pelo uso da tecnologia na prestação desses serviços, o que garante maior agilidade e transparência aos usuários.

Fonte: Assessoria CNB/GO

Back To Top