skip to Main Content

O Plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com a presença dos 42 componentes do colegiado, elegeu, nesta sexta-feira (1º), a mesa diretora para o biênio 2023/2025. Foram eleitos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente, os desembargadores Carlos França, Amaral Wilson de Oliveira e Leandro Crispim. Os novos dirigentes assumirão no dia 1º de fevereiro do próximo ano. A sessão plenária extraordinária para eleição da nova diretoria do Poder foi realizada na modalidade híbrida, presencial e telepresencial.

Iniciada a sessão do plenário, foi esclarecido que, seguindo as normas vigentes, a votação seria secreta e de forma eletrônica. Foi realizada eleição individualizada para cada um dos três cargos de direção, presidente, vice e corregedor. Para presidente, após todos os desembargadores presentes manifestarem expressamente que não seriam candidatos ao cargo, Carlos França, considerando a ausência de candidatos ao cargo e a necessidade de seu provimento concordou em colocar o seu nome à disposição do colegiado. Realizada a votação foi eleito, por maioria absoluta de votos, obtendo 41 votos, ocorrendo um voto em branco. Em sequência, o desembargador Amaral Wilson de Oliveira foi eleito vice-presidente, obtendo 41 votos, sendo um voto em branco. Por último, foi eleito o desembargador Leandro Crispim para o cargo de corregedor-geral da justiça, por maioria de votos, obtendo 39 votos, sendo um voto em branco.

O desembargador França agradeceu aos colegas a confiança. “Estou muito honrado em receber dos meus pares a missão de trabalhar em prol do Poder Judiciário goiano no biênio 2023/2025.

Trabalhar em favor de um Judiciário forte e produtivo é um compromisso que trago comigo desde meu ingresso na magistratura. Esse maciço apoio dos membros do tribunal muito me sensibiliza e impõe enorme responsabilidade à gestão desta Corte de Justiça. Temos uma missão constitucional para a sociedade goiana, que é levar justiça, garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e promover a pacificação social”, declarou Carlos França. Acrescenta “que o êxito de uma administração do TJ somente acontece com o necessário apoio das desembargadoras e dos desembargadores, das magistradas e dos magistrados de 1º grau e também das servidoras e dos servidores, o que é imprescindível para a implementação dos projetos e para que a prestação jurisdicional seja cada vez mais célere e qualificada. Por outro lado, compete à gestão do tribunal buscar meios de valorizar a magistratura e o corpo funcional, fundamentais para o oferecimento de uma justa e célere prestação jurisdicional”.

Além disso, França disse que manterá a parceria republicana do Poder Judiciário goiano com os poderes Executivo e Legislativo, assim como o diálogo permanente com os órgãos integrantes do sistema de Justiça, Ministério Público, OAB e Defensoria Pública, mantendo, ainda, excelente convivência institucional com os Tribunais de Contas do Estado e do Município, tudo visando os superiores interesses da população goiana.

Carlos França também parabenizou os desembargadores eleitos, Amaral Wilson de Oliveira e Leandro Crispim, e expressou sua satisfação e determinação em caminhar em profícua parceria e sintonia com o vice-presidente e o corregedor-geral da justiça no próximo biênio.

Vice-presidente e corregedor
Eleito para o cargo de vice-presidente, o desembargador Amaral Wilson de Oliveira afirmou que “seu propósito é desenvolver um incessante trabalho ao lado da presidência, da corregedoria e de todos os pares para que o Tribunal de Justiça de Goiás continue se modernizando, se destacando como um dos tribunais mais produtivos do país e levando justiça célere à população goiana”. Aos colegas, ele agradeceu pela expressiva e honrosa votação e disse que a vice-presidência estará “à disposição para ouvir suas demandas e contribuir para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário estadual”.

Para o desembargador Leandro Crispim, a Corregedoria-Geral da Justiça será um novo desafio que assume em sua carreira na magistratura. “Trabalharei em diálogo constante com a Presidência e a Vice-Presidência e com todos os membros do tribunal e servidores para o bom êxito das atividades inerentes à Corregedoria e também para a melhoria dos serviços prestados pelo primeiro grau de jurisdição e pelo serviço extrajudicial”, ressaltou Leandro Crispim, que ainda agradeceu a votação recebida e a confiança recebida dos colegas do tribunal. 

Fonte: TJGO

Back To Top