skip to Main Content

Representado pelos conselheiros Ubiratan Guimarães e José Flávio Buenos Fischer, assim como pela notária Marla Camilo, o Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) participou entre os dias 6 e 8 de abril da 107ª Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado (CAAm – UINL) e do 1ª Encontro Iberoamericano de Segurança Jurídica Preventiva – Retomada Imobiliária pós pandemia, realizados na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia.

Atual vice-presidente da CAAm para a América do Sul, Ubiratan Guimarães apresentou o relatório informativo dos países da América do Sul, assim como o do Brasil, onde trouxe os avanços do notariado brasileiro na prática de atos digitais por meio da plataforma eletrônica e-Notariado. O evento reuniu representantes de todos os países das Américas que compartilharem experiências e avanços de cada nação no período da pandemia.

Ao falar sobre o relatório das Américas, Guimarães apontou os mais recentes avanços da atividade nos diferentes países da região e a situação de seus respectivos notariados durante o evento que reúne todos os membros ibero-americanos da UINL em Cartagena, na Colômbia. Já no informe do Brasil trouxe os dados e números sobre a utilização da plataforma e destacou o papel do país como vanguardista na atuação notarial em ambiente digital.

Ao lado da presidente da UINL, Cristina Armella, e do presidente da Comissão de Assuntos Americanos, David Figueroa, Ubiratan Guimarães também comentou sobre os mais recentes projetos do CNB/CF para a capacitação de notários em todo o país. Ainda no evento da Comissão, a tabeliã do 4º Ofício de Notas de Vitória/ES, Marla Camilo falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão que trata do tema da “Regularização Fundiária”.

Na sequencia, os representantes brasileiros participaram do 1ª Encontro Iberoamericano de Segurança Jurídica Preventiva – Retomada Imobiliária, organizado pelo Colégio de Notários da Colômbia e pela União Internacional do Notarial (UINL), que debateu a retomada do mercado imobiliário no período pós-pandemia. O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Justiça, da Suprema Corte, e da Superintendência de Cadastros e Registros da Colômbia, além da vice-presidente da Colômbia, Marta Lúcia Ramirez.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul e conselheiro da UINL, José Flávio Bueno Fischer, discursou sobre a “Incorporação de novos Direitos Reais e de figuras modernas imobiliárias aos ordenamentos jurídicos”. Durante sua apresentação, Fischer falou sobre os processos de tokenização de imóveis e exemplificou tais iniciativas por meio de uma experiência gaúcha, considerada vanguardista no Brasil.

Fonte: CNB/CF

Back To Top