Se encerram na próxima segunda-feira, 29, às 19 horas, as inscrições para o Encontro Regional da 3ª Região Judiciária, que tem como Comarca Polo Anápolis e acontecerá de 31 de agosto a 2 de setembro (quarta, quinta e sexta-feira). A diretora do Foro local e anfitriã do evento é a juíza Aline Vieira Tomás. Em sua terceira edição no formato híbrido (on-line e presencial), o evento é uma realização da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug). As inscrições são limitadas devido à capacidade de pessoas que as salas virtuais suportam e maiores informações podem ser obtidas na página do Encontro no portal da Corregedoria.
As atividades e as 10 capacitações decorrentes dos dois primeiros dias do evento acontecerão apenas de forma on-line (quarta e quinta-feira). A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 3 (quarta-feira), das 7h45 às 8h30. Sequencialmente, das 8h30 às 10h30, será apresentado um painel jurídico com a mediação do juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da CGJGO e coordenador geral dos Encontros Regionais, e logo após, das 10h30 às 12h30, a Gestão Aplicada das Unidades Judiciárias “UPJ” (Unidade de Processamento Judicial), que também contará com a mediação do referido magistrado.
Capacitações
Das 13h45 às 15h45, começam as capacitações que incluem Cejusc, SEEU e PROAD. Das 16 às 18 horas haverá um momento de interatividade com a explanação de um painel ativacional pela equipe da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
Na quinta-feira (1º), pela manhã, os servidores serão agraciados com qualificações relativas ao PJD – Parte Geral / Cível e Criminal, ao Foro Extrajudicial 1, ao Foro Judicial, e “Liderar é Servir”, ministrada pelas equipes da Ejug e do TJGO. À tarde ocorrerá uma reunião institucional com representantes do Extrajudicial, das 13h30 às 15 horas. Logo em seguida, acontece a Capacitação do Foro Extrajudicial 2 e PJD Criminal.
Encerramento
No encerramento do Encontro, dia 2, (sexta-feira), o evento acontece na modalidade híbrida (on-line e presencial). Das 8h às 10h30 será promovida pela CGJGO uma reunião de natureza interna com os servidores e magistrados, e, na sequência, haverá um encontro reservado entre os magistrados. Ao final, às 14h30, a audiência pública com as instituições da Comarca Polo de Aparecida de Goiânia finaliza o evento.
Integram a 3ª Região Judiciária, além de Anápolis, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Goianápolis, Jaraguá, Pirenópolis, Petrolina de Goiás, Silvânia, Leopoldo de Bulhões e Vianópolis.
Formato híbrido
O programa “Encontros Regionais (Audiência Pública)”, no formato híbrido (on-line e presencial), tem por finalidade promover o acesso e a melhoria da comunicação entre a comunidade, servidores, magistrados e o Poder Judiciário como um todo, nas regiões judiciárias e suas respectivas comarcas do Estado com o intuito de receber sugestões, críticas, reclamações e, principalmente, respostas sobre a aceitação e o alcance das ações promovidas por este Poder. Os encontros nesta modalidade serão realizados de modo a alcançar os magistrados, servidores e a comunidade das comarcas integrantes de cada região.
O Poder Judiciário, à medida que busca propiciar à sociedade goiana uma participação imediata no diálogo com a justiça, possibilita a magistrados, servidores, colaboradores e cidadãos uma interação consciente dos serviços jurisdicionais afetos à sua área de atuação, colocando-se, ao mesmo tempo, como catalisador de soluções para as demandas sociais da alçada dos outros Poderes.
Este projeto convida cada região judiciária a um debate aberto, despido das formalidades e solenidades sempre presentes nos atos do Poder Judiciário. E, nesse ambiente, a sociedade civil organizada, seja diretamente ou por instituições que a representa, tem ampla liberdade para fazer sugestões, solicitações e questionamentos, além de ouvir orientações e respostas num ambiente participativo.
Sobre o Encontro Regional
Este é o 10º Encontro promovido em 2022 pela CGJGO, na atual gestão, que tem à frente o desembargador Nicomedes Domingos Borges. Esta edição utilizará uma vez mais a plataforma eletrônica “Zoom Meetings” nas transmissões virtuais, ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos.
Fonte: CGJ/GO