skip to Main Content

CNB/GO conversa com o Diretor e Fundador do projeto “Cartórios Pelo Bem Social”, Dr. Rodrigo Esperança Borba, parceiro na 1° Jornada Notarial da Família

A 1° Jornada Notarial da Família será realizada no dia 30 de setembro, na ASMEGO, no Jardim Goiás em Goiânia. O evento marca a parceria entre o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) e os Cartórios pelo Bem Social. A colaboração visa aprimorar o assessoramento jurídico à população durante sua jornada notarial, promovendo a estabilidade das relações familiares e fornecendo informações cruciais sobre os procedimentos notariais adequados.

Para entender melhor essa parceria entre os cartórios é importante para a sociedade, o CNB/GO conversou com o Diretor e Fundador do projeto “Cartórios Pelo Bem Social”, Dr. Rodrigo Esperança Borba. Para ele, “quanto mais as pessoas forem devidamente orientadas sobre como os cartórios podem garantir a fruição tranquila dos seus direitos, mais paz jurídica haverá na sociedade”.

Confira a entrevista na integra:

CNB-GO – Qual a importância dessa parceria entre o CNB/GO e os Cartórios pelo Bem Social no assessoramento jurídico para a população na Jornada Notarial?

Rodrigo Borba: Os cartórios trabalham com o direito prático no dia a dia de todos. Praticam atos que permitem o desenvolvendo de nossas vidas com segurança jurídica. Então quanto mais as pessoas forem devidamente orientadas sobre como os cartórios podem garantir a fruição tranquila dos seus direitos, mais paz jurídica haverá na sociedade.

CNB/GO – De que forma a jornada notarial da família pode contribuir para a estabilidade e a segurança das relações familiares?

Rodrigo Borba: Para ser possível a harmônica convivência em sociedade é que existe um complexo de normas jurídicas que incide nas relações humanas. Então é fundamental que as pessoas tenham noções das repercussões jurídicas de suas condutas na vida pessoal. Assim, age com responsabilidade em suas relações familiares.

CNB/GO – Quais são as implicações legais de não seguir os procedimentos notariais adequados em questões familiares, como heranças e propriedades?

Rodrigo Borba: As coisas podem não acontecer de forma a atender melhor os interesses da pessoa. Para evitar surpresas, a pessoa precisa saber, por exemplo, se o relacionamento afetivo que possui com alguém é uma união estável ou não. E saber a repercussão jurídica disso.

Da mesma forma saber as implicações do regime de bens que incide em sua união estável ou casamento, e os desdobramentos jurídicos sobre isso. Quanto à herança também há muitas peculiaridades que, em caso de desconhecimento, podem trazer surpresas à pessoa no momento em que ela vivenciar a situação de sucessão em razão de falecimento na família.

CNB/GO – Como essa parceria pode impactar positivamente a comunidade e as famílias que dependem dos serviços cartorários?

Rodrigo Borba: Os cartórios em Goiás, por meio da campanha “Cartórios pelo Bem Social”, estão empenhados em impactar positivamente a comunidade e as famílias que dependem dos serviços cartorários. Essa parceria não apenas oferece orientação jurídica, mas também promove a responsabilidade social. Ao compartilhar conhecimento e apoiar ações sociais, os cartórios contribuem para uma sociedade mais informada, consciente e coesa.

Os cartórios de Goiás, de todas as especialidades, estão unidos para impactar positivamente na sociedade com a campanha permanente “Cartórios pelo Bem Social”, com muitas ações sociais em parceria com diversos projetos sociais.

Convido todos a conhecer essas ações no perfil do Instagram @cartoriospelobemsocial e no site www.cartoriospelobemsocial.com.br

Cartórios Garantem Fruição Dos Direitos Do Cidadão, Garante Rodrigo Esperança Borba
Back To Top