skip to Main Content

Distribuição foi feita na entrada da serventia em comemoração ao dia da árvore; realização faz parte de uma série de ações de gestão consciente

Preservar o meio ambiente deve ser uma responsabilidade de todos, é isso que defende o Tabelionato de Notas e Registro Civil do distrito de Nova Brasília, na comarca de Aparecida de Goiânia, que está presente na vida da população goiana desde 2014. No mês da natureza e em comemoração ao Dia da Árvore, o Cartório Bruno Quintiliano, como é conhecido, distribuiu para os que passaram pela serventia 1.500 mudas entre plantas e árvores. A iniciativa foi bem aceita pela população e gerou reflexões entre os envolvidos.

Além do Dia da Árvore na serventia, o cartório promove hábitos internos de preservação ambiental, tais como a coleta seletiva de recicláveis, pisos drenantes no estacionamento e doação da papéis utilizados pelos funcionários para a reciclagem. O espaço também conta com uma horta comunitária e utiliza técnicas de planejamento estratégico para a redução de consumo de água e luz.

Para o gestor do cartório, Bruno Quintiliano, adotar medidas sustentáveis significa adaptar-se e até mesmo reduzir gastos. “A sustentabilidade está cada dia mais atrelado às empresas. Mantendo boas práticas ambientais, além da preservação do meio ambiente podemos também diminuir custos. É importante reconhecermos a importância de adotar novos hábitos”, enfatiza.

O tabelião que lançou recentemente a cartilha “Quintiliando Cores em minha carreira”, que aborda conceitos de consciência ambiental e dicas para o desenvolvimento de um dia a dia mais saudável, sugere pontos que podem ser priorizados pelas serventias.

“É interessante enxergamos a possibilidade de crescimento com práticas sustentáveis. É possível investir em estruturas que permitam a incidência de luz, já que prestamos serviço no período diurno. A atitude diminui gastos com climatização e iluminação, além de criar um ambiente mais agradável”, sugere Bruno.

Outra prática que atrai o público e gera consciência é o desenvolvimento de campanhas como a da distribuição de mudas. “Foram entregues mudas de goiaba, acerola, guapeva, caju e pitanga. Essa atitude aproxima o público e os coloca diretamente em contato com a pauta de preservação. É uma técnica que pode ser utilizada por todas as serventias, por exemplo”, explica Quintiliano.

Nesse mês tão importante onde comemoramos a natureza que cerca todos os espaços terrestres, é importante lembrarmos que todos possuem responsabilidade sobre o futuro do planeta e em como viveremos nos próximos anos. “O consumo desenfreado precisa acabar. Afinal nem todas as fontes são renováveis. Do simples escovar de dentes ao grande produtor agrícola, todos temos que ter nossas responsabilidades e preocupações com o meio ambiente”.

Além disso, os problemas ambientais enfrentados durante esse ano em todo o país também foram enfatizados pelo tabelião. “Nesse período, estamos vendo ainda com mais nitidez a importância da preservação. Estamos vivendo com escassez de chuva e um aumento nos desmatamentos. Tudo isso, cobrou o seu preço em 2021 com racionamento de água e falta de energia em alguns pontos. Precisamos mudar”.

Cartório Bruno Quintiliano Preza Por Iniciativas De Preservação Ambiental E Distribui Mais De Mil Mudas De árvore
Back To Top