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Reportagem integra o projeto Por Dentro dos Cartórios, do CNB/GO

Com mais de 50 anos de história, o Cartório Bruno Quintiliano, em Aparecida de Goiânia, tem se reinventado por conta da pandemia. Nesta reportagem do projeto Por Dentro dos Cartórios, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) conta as inovações e iniciativas realizadas na serventia para se adaptar às necessidades atuais. 

O cartório implementou um sistema online próprio para a realização de serviços a distância, como pedido de certidões, escrituras, procurações e testamentos. Além disso, o Cartório também criou protocolos de segurança para aqueles que preferem os serviços físicos, tais como higienização e sanitizações periódicas. 

“Foram distribuídos aos colaboradores máscaras e álcool gel para a proteção, são realizados exames periódicos para detectar se algum colaborador contraiu o vírus, além da instalação da barreira de vidro entre os funcionários e clientes”, explica Weider Silva Pinheiro, tabelião substituto da unidade. Ele também informa que é realizado o monitoramento sobre a quantidade de pessoas que frequentam o cartório e disposição de cadeiras e ambientes, a fim de garantir o distanciamento social.

Plataformas online

Além da comodidade de realizar pedidos de 2ª via de certidões no site próprio da serventia, o usuário também pode acessar a plataforma da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), conectada com todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil, recebendo e enviando toda documentação necessária para realização dos atos.

A implantação da plataforma e-Notariado também auxiliou na informatização do processo de lavratura de atos notariais. Entre os principais serviços oferecidos pela plataforma online estão divórcio, compromisso de união estável, procurações públicas, escrituras públicas, escrituras de compra e venda, autenticação de documentos, testamento, entre outros.

Ações sociais

O Cartório Bruno Quintiliano também promove ações sociais para seus clientes e a comunidade em geral. O projeto “Amo atender você”, por exemplo, busca entender as necessidades de seus clientes para melhor atendê-los; a iniciativa “Eu planto eu colho”, cultiva, na parte de trás do cartório, uma horta a fim de compartilhar a produção entre os funcionários; um projeto cultural criou um mural comemorativo de 100 anos de Aparecida de Goiânia, no qual a pintura retrata a cidade, e também as principais manifestações folclóricas e culturais de Goiás; e, por fim, a “Campanha de Solidariedade” arrecada cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade Terra do Sol, de Aparecida de Goiânia.

“O cartório busca fazer uma gestão integrada com a comunidade, visando estabelecer uma cultura de paz e educação, para tanto empreendeu movimentos culturais que visavam ao mesmo tempo a promoção da cultura como a humanização”, elucida o tabelião substituto. 

O cartório

O cartório foi instalado no dia 1º de julho de 1969, tendo como tabeliã Amélia Queiroz Brasil, e posteriormente, Brasilmar Queiroz Brasil. No dia 30 de abril de 2014, quem assume a unidade cartorária, após concurso público de Remoção, é o tabelião Bruno Quintiliano Silva Vieira, “com vasta experiência não só nas atribuições assumidas, mas em todas as demais atribuições do extrajudicial, visto que veio de um cartório com todas as atribuições”, afirma Weider Silva Pinheiro. 

A serventia conta com modernas instalações, uma equipe com profissionais capacitados para proporcionar o melhor e mais eficiente atendimento, e um sistema totalmente informatizado para que os clientes tenham o melhor tratamento e máxima segurança nas realizações de seus negócios. Tradição secular, segurança jurídica e eficácia aliada à modernidade.

Fonte: Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás

Cartório Bruno Quintiliano Investe Em Tecnologia Para Maior Conforto Do Usuário
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