skip to Main Content

A abertura do Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização foi realizada na manhã desta quinta-feira (09.11), no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF. O evento visa ser um marco para o notariado global e conta com a participação de autoridades de 91 países. Durante o dia serão apresentadas as principais soluções adotadas em todo o mundo com vistas à prática de atos digitais, acelerada nos últimos anos. Haverá também um grande debate em torno das principais soluções de desjudicialização adotadas por notariados dos cinco continentes, para contribuir com a diminuição de litígios e com a paz social.

“A transformação digital pela qual nossa sociedade vem passando, muito modificou também a atividade notarial no Brasil. Durante este simpósio, o Colégio Notarial do Brasil espera que possamos colaborar com os trabalhos, compartilhando a nossa experiência brasileira na digitalização dos nossos serviços e também alguns dos nossos projetos futuros. Divórcios e inventários, usucapião, apostilamentos e, agora, adjudicações compulsórias são realizados pelos notários de maneira célere e eficiente, desafogando o judiciário e facilitando a vida dos cidadãos”, afirmou a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Gisele Oliveira de Barros.

“Ao longo das exposições que assistiremos, nossos painelistas procurarão responder a certas perguntas que são essenciais para que possamos conhecer em profundidade as experiências de seus países, tais como a responsabilidade do notário na identificação das partes; como esta verificação é realizada na prática; como são garantidas a proteção dos dados pessoais e a confidencialidade no intercâmbio de documentos; como se verifica a livre expressão da vontade; como se dão as regras de competência territorial; se a prática online é permitida para todos os atos notariais e se estas ferramentas digitais estão acessíveis a totalidade dos usuários de seus países” afirmou o representante do Brasil no Conselho de Direção da União Internacional do Notariado (UINL), Ubiratan Guimarães.

“A digitalização, em particular, é um dos maiores feitos e oportunidades do nosso tempo.  Não só está transformando nossa vida cotidiana como está revolucionando o setor jurídico. Portanto, é essencial que todos os notariados do mundo se reúnam e debatam este tema importante”. afirmou Peter Stelmaszczyk, Presidente do Conselho dos Notariados da União Europeia.

Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF

Link: https://www.notariado.org.br/autoridades-abrem-simposio-mundial-de-atos-eletronicos-e-desjudicializacao/

Back To Top