
O Encontro Regional da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e da Corregedoria do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Cogex) chega à 6ª edição e já está com inscrições abertas. O evento acontece de 4 a 6 de fevereiro e será sediado em Itumbiara (Comarca sede/polo), abrangendo a 4ª Região Judiciária.
O evento é promovido em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug). As inscrições são limitadas devido à capacidade de pessoas que as salas virtuais suportam e maiores informações podem ser obtidas na página do Encontro no portal da Corregedoria. Haverá transmissão online pelo Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO.
O encontro contará com a presença do presidente do TJGO, Leandro Crispim, dos corregedores desembargadores Marcus da Costa Ferreira e Anderson Máximo de Holanda e da ouvidora do Poder Judiciário goiano desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis.
O coordenador-geral dos Encontros Regionais é o Juiz auxiliar da CGJGO, Marcus Vinícius Alves de Oliveira, que também estará presente.
A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira, 4, das 13 horas às 13h30. Em seguida, será feita a exposição “Vozes contra o assédio” (Foros judicial e extrajudicial), apresentações da Divisão de Inteligência Institucional do TJGO, das Coordenadorias da Mulher do TJGO e da Infância e Juventude, do Sexênio 2027/2032 (DPI-TJGO), e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Cartorário e Socioeducativo (GMF).
Ainda no período da tarde haverá exposições sobre Inteligência Artificial e Jurisprudência Administrativa.
Paralelamente, acontece a oficina do Sistema de Inteligência Artificial (AGAIA), que será específica para assistentes de juízes.
Momento Cogex
Das 16 às 18 horas, o momento será reservado às temáticas da Cogex. O painel introdutório será feito pelo corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo que falará sobre a “Corregedoria Extrajudicial: Diretrizes e Perspectivas para os Serviços Notariais e Registrais”. Em seguida, será apresentado o Proad com explanação prática sobre o uso das ferramentas “comunicação” e “em diligência”.
Serão abordados ainda o Manual de Rotinas do Foro Extrajudicial, o Provimento nº 175/2025, que dispõe sobre as orientações a respeito da utilização de mídias sociais e publicidade institucional; e a Acessibilidade nos Cartórios Extrajudiciais.
Abordagens diversificadas
Já na quinta-feira, 5, segundo dia do evento, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, abre as atividades do dia com o tema “Novos Direitos”.
Outros temáticas abordadas pela manhã serão Gestão de Unidade Judiciária e Conexão TI: Facilitando processos, fortalecendo resultados (Presidência do TJGO). Também acontece a oficina da COGEX para cartorários interinos.
À tarde, o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo, fala sobre os programas e ações da COGEX: questões fundiárias, novas perspectivas. O Programa RegularizAÇÃO (Provimento Conjunto nº 22/2025 e adesão dos municípios) também faz parte da programação.
Na sequência, ocorrem os painéis de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Mulheres no Âmbito das Serventias Extrajudiciais, Sistemas ONR, Boas Práticas Cartorárias e com representantes das entidades associativas do Foro Extrajudicial.
Será promovida ainda a Oficina de Gestão de Metas e Prêmios (Presidência do TJGO).
Reuniões exclusivas com servidores (as) e magistrados (as)
Na sexta-feira, 6, último dia do evento, das 8 às 10 horas, haverá uma reunião exclusiva da CGJGO e da COGEX com servidores(as) e a participação da Presidência do TJGO e Ouvidoria do Poder Judiciário. Também será promovida uma reunião reservada com os (as) magistrados (as).
Ao final, no Auditório do Tribunal do Júri da Comarca anfitriã, os trabalhos se encerram no período vespertino com a audiência pública da CGJGO e da Cogex para que as instituições, em representação à comunidade local, se manifestem com questionamentos, demandas, dúvidas, sugestões ou reclamações.
Integram a 4ª Região Judiciária, além de Itumbiara, Bom Jesus, Buriti Alegre, Goiatuba, Morrinhos e Pontalina. (Texto – Myrelle Motta – Divisão de Comunicação Social das Corregedorias/Edição de arte: Hellen Bueno – Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)
Fonte: TJGO
