Em 2026, a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, será palco de um dos eventos mais importantes do País no debate de temas estratégicos do Poder Judiciário: o Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (Encoge), que será sediado no Tribunal de Justiça de Goiás.
O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira, 31, no encerramento do 96º Encoge, no Rio de Janeiro, que conta com a participação dos corregedores desembargadores Marcus Costa Ferreira (Corregedoria-Geral da Justiça) e Anderson Máximo de Holanda (Corregedoria do Foro Extrajudicial), além dos juízes auxiliares e equipes da CGJGO e Cogex.
Nesta sexta-feira, 31, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, Marcus da Costa, foi eleito 1º vice-presidente do Colégio de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (CCOGE), órgão responsável pelo aperfeiçoamento e melhoria da prestação dos serviços (judicial e extrajudicial) no âmbito do 1º grau de jurisdição dos estados.
O corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Brandão, foi eleito presidente do CCOGE e assumirá o lugar do colega desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, corregedor-geral da Justiça de Rondônia.
Já o corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo, foi eleito para a presidência da nova gestão do Fórum Fundiário Nacional (FNN) ao lado da corregedora-geral da Justiça do Pará, Maria Elvina Gemaque Taveira, eleita para a vice-presidência. A instituição reúne corregedores (as), magistrados (as) e servidores (as) que atuam nos núcleos de regularização fundiária das corregedorias para promover o diálogo e aprimorar as ações que promovem a governança de terras em todo o País.
Marcaram presença no Encontro pela CGJGO e Cogex os juízes auxiliares Vanessa Estrela Gertrudes, Marcus Vinícius Alves Oliveira, Soraya Fagury e Társio Ricardo de Oliveira Freitas.
Participaram ainda a servidora do TJGO e esposa do corregedor-geral, Neila Machado, o secretário-geral das Corregedorias, Rafael Carvalho Curado, a chefe de gabinete da CGJGO, Lidiana Roncato, e o chefe de gabinete e assessor jurídico da Cogex, Jurandir Cardoso de Oliveira Júnior.
Reuniões e painéis
O último dia do 96º Encoge reuniu magistradas e magistrados em torno de questões como eficiência e melhoria da qualidade na prestação jurisdicional, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do TJRJ.
Nesta sexta-feira, 31, foram realizadas reuniões das corregedoras e corregedores e dos juízes auxiliares das Corregedorias de Justiça do Brasil. Foram apresentadas também as boas práticas das Corregedorias da Justiça Militar e abordado o tema “Gestão de Qualidade para o Extrajudicial: Eficiência na prestação dos serviços”, além do lançamento da Revista do Colégio de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil e do livro “A Perspectiva Judicial da COP 30”.
Ao final, após as exposições temáticas e debates sobre as principais deliberações do Encontro, foi aprovada, com 22 enunciados, a Carta do Rio de Janeiro.
Fonte: TJGO
