Realizado entre os dias 10 e 11 de maio o evento proporcionou um olhar sobre o presente e o futuro dos serviços registrais e notariais
O 5º Encontro Goiano do Registro Civil e Tabelionato de Notas ocorreu entre os dias 10 e 11 de maio, no Órion Business and Health Complex, em Goiânia/GO. Com o tema “O FUTURO É AGORA: os avanços e as perspectivas da atividade notarial e registral”, o encontro foi promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen/GO) e pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO). Foi um evento repleto de momentos inesquecíveis, intensa troca de experiências e networking, além de grandes palestras e reflexões sobre temas notariais e registrais, bem como aspectos da vida.
O segundo e último dia do 5º Encontro Goiano do Registro Civil e Tabelionato de Notas começou com um café da manhã para receber os convidados, proporcionando um momento de descontração e networking tranquilo, preparando todos para a série de conteúdos imersivos, reflexivos e emocionantes programados para o sábado, dia 11 de maio.
Painéis
O primeiro painel do dia 11 de maio ocorreu de forma online e teve como tema “A gratuidade e o quarto de hora do RCPN”. O painel foi mediado pelo Dr. Silmar Lopes, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB Goiás, e pela Dra. Evelyn, presidente da ARPEN/GO.
Recebemos com muito carinho o palestrante, Dr. Ricardo Dip, magistrado desde 1979 e Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 2005. Membro da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário e da Academia Notarial Brasileira, Dip participou do evento de forma online, destacando aspectos do registro civil de pessoas naturais.
A segunda palestra do primeiro painel foi mediada pela Dra. Diva Acácio Luz e pelo Dr. Bruno Quintiliano, ambos da ARPEN/GO. Com o tema: “Aspectos registrais do Direito à identidade na perspectiva da dignidade da pessoa humana”, a palestra foi conduzida pela Dra. Márcia Fidélis. Márcia destacou em sua fala as perspectivas do nome da pessoa natural e as mudanças ocorridas com a flexibilização das normas de alteração de nome.
Após o primeiro painel de palestras, os convidados tiveram um momento livre para discutir os conteúdos assistidos do dia e fazer networking e troca de experiências, preparando-se para o segundo painel do dia.
O segundo painel foi mediado pelo Dr. Alan Lourença Nogueira e pelo Presidente do CNB/GO, Dr. Lucas Fernandes. Com o tema: “Atualidades do Inventário Extrajudicial”, a palestra foi conduzida pela Dra. Virgínia Arrais. Virgínia destacou as atualidades e pendências no cenário de inventário extrajudicial. Após encerrar a palestra, agradecemos a Virgínia por sua participação e o evento seguiu com a programação se encaminhando para a última palestra do dia.
Encerramento
Para proferir a palestra de encerramento do 5° Encontro Goiano de Registro Civil e Tabelionato de Notas, com o tema: “Transformação pelo afeto – que ninguém mais seja invisível ao seu lado”, a palavra foi cedida a Fabrício Carpinejar, que iniciou o momento entregando flores para algumas das mulheres presentes, como uma forma de homenagear todas as mulheres pelo Dia das Mães.
Carpinejar também relatou que essa é a primeira palestra que ele realiza após a trágica situação que o Rio Grande do Sul, sua terra natal, enfrenta com chuvas fortes e inundações que atingiram diversas cidades. Ao longo de sua palestra, Carpinejar fez profundas reflexões sobre perceber o próximo e seus sentimentos de modo descontraído, introduzindo momentos e histórias de sua vida.
Após o encerramento de sua palestra, Carpinejar permaneceu no palco ao lado de Evelyn Valente, presidente da ARPEN/GO, e Lucas Fernandes, presidente do CNB/GO, que agradeceram com muita honra e alegria a participação especial de Carpinejar no evento com suas belas palavras e reflexões. Além de agradecer a presença do palestrante, os presidentes agradeceram a todos presentes e declararam.
“Estamos encerrando agora nosso 5º encontro Goiano do registro civil e do Tabelionato de Notas; o evento foi maravilhoso, com uma troca de experiência, de conhecimento, compartilhando memórias afetivas. Tenho certeza de que vai ficar registrado e marcado em todos nós. Que venham os próximos eventos da Arpen/GO e do CNB/GO”, relatou Evelyn Valente, presidente da Arpen/GO.
“Anotei várias reflexões com a palestra de encerramento, tivemos a Virgínia Arrais hoje com lições e aplicações práticas sobre inventário e partilha. Ontem tivemos a presença do poder judiciário em uma interlocução muito produtiva. Agora vamos nos concentrar para o 6º Encontro, com o desafio de torná-lo ainda melhor”, relatou Lucas Fernandes, presidente do CNB/GO.
Assessoria de comunicação do CNB/GO.
Fotos: Saulo Pantoja