A necessidade de manter distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19 mudou os hábitos de consumo e obrigou que milhares de empresas migrassem para a internet para conseguir sobreviver e gerar novos negócios.
Embora os cartórios tenham sido considerados como serviço essencial, podendo permanecer abertos durante as medidas restritivas, em 26 de maio de 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aderiu à mudança e publicou o Provimento no 100, que estabeleceu normas gerais para serviços de cartório pela internet em todo o País.
A medida permitiu que as pessoas não fossem obrigadas a ir até os cartórios durante a pandemia para fazer, por exemplo, registros de imóveis, de certidões de nascimento e de óbito.
Em muitos estados brasileiros, até casamentos civis puderam passar a ser realizados pela internet em plataformas de videoconferência. Mais de 150 serviços foram disponibilizados por meio eletrônico para a população, sendo que os pedidos por atos dessa natureza aumentaram em torno de 162% em todos os cartórios do Brasil.
Tanto que já foram realizados mais de 250 milhões de serviços de cartório por meio eletrônico desde o início da pandemia de Covid-19.
O que é um cartório e quais as funções dele
Todos os cartórios são órgãos judiciais, podendo ser públicos ou privados, que mantém a custódia de documentos e garante a fé pública deles, ou seja, que são exatos e verdadeiros. Eles guardam os registros dos serviços de cartório realizados em vários setores e os tornam de conhecimento público e dos órgãos governamentais.
Como os tipos de serviços de cartório são divididos
Cartório de notas – autentica cópias de documentos e procurações, reconhece firma, lavra documentos, como procurações, testamentos, união estável, divórcio, partilha, doações e contrato de compra e venda.
Cartório de registro civil de pessoas jurídicas – faz o registro de pessoas jurídicas que não são empresas, como associações, fundações e ongs, uma vez que as empresas são registradas nas juntas comerciais. Também é responsável por tornar públicos os registros efetivados.
Cartório de registro civil de pessoas naturais – emite certidões de nascimento, de óbito, de casamento, de divórcio e de interdição.
Cartório de registro de imóveis – faz a matrícula, registros e averbações (anotação de um fato jurídico que anula ou cancela o conteúdo de um registro) de imóveis. Portanto, é responsável por arquivar todo o histórico do imóvel e o registro de quem é o proprietário, das modificações feitas e de algum ônus incidente sobre ele.
Cartório de registro de títulos e documento – faz o registro de um documento para conservá-lo ou dar efeito à sociedade depois que esse documento é formalizado no cartório responsável por lavrá-lo. Podem ser registrados recibos, quitações, notificações, contratos em geral, cartas de fiança etc.
Tabelionato de protesto – faz o protesto de documentos que reconheçam dívidas, como cheques, notas promissórias e duplicatas, promovendo a intimação dos devedores. Além disso, expede certidões relacionadas com dívidas.
Plataformas na internet reúnem serviços de cartório de todo o País –Conheça algumas das plataformas que oferecem serviços de cartório de vários tipos e atendem em todo o Brasil:
RTDPJBrasil – a Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas foi criada pelos cartórios do setor. É uma plataforma online que faz o acompanhamento de todo o processo, desde a solicitação por parte do cliente até a emissão do registro por parte dos cartórios, com serviços de cartório que permitem a coleta de assinaturas com certificado digital e o envio de documentos para registros.
Registro Civil – o Portal é o canal oficial da ARPEN Brasil, que é a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais. Nele, é possível solicitar a 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, podendo escolher entre a entrega no endereço desejado e a retirada no cartório mais próximo.
Central Registradores de Imóveis – é uma plataforma integradora de hardwares e softwares de suporte ao Serviço de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). Existem vários serviços disponíveis, como a certidão digital, que é o documento expedido pelo Oficial de Registro de Imóveis ou por seu preposto, com fé pública, no meio eletrônico. São arquivos assinados digitalmente com certificado digital.
Cartório no Brasil – permite solicitar a 2ª via de qualquer tipo de certidão: de nascimento, de casamento, de óbito, de protesto, de imóvel, de procuração e de escritura. O documento é entregue no endereço indicado.
CENPROT SP – é a Central de Protesto, que reúne os cartórios de protesto do Estado de São Paulo. No portal é possível efetuar consultas gratuitas de protesto, enviar títulos a protesto, obter instrumentos de protesto digitais, emitir autorizações para cancelamento (anuência eletrônica), solicitar o cancelamento de protesto, obter certidões de protesto, acompanhar todo o processo pelo site, entre outros serviços.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.
Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Fonte: Cryptoid