skip to Main Content

Durante o 2° Simpósio do Notariado Goiano, o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/GO, Silmar Lopes, defendeu a expansão dos serviços dos cartórios como meio para desjudicialização

No segundo dia do 6° Encontro Goiano de Registro Civil e do 2° Simpósio do Notariado Goiano, realizado neste sábado (06.02), o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Silmar de Oliveira Lopes, ministrou palestra sobre “Advocacia e a Atividade Extrajudicial: Avanços e Perspectivas”. O evento é realizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen/GO).

Durante o evento, Silmar Lopes destacou a necessidade de expansão dos serviços notariais e registrais para otimizar tarefas e alcançar os resultados desejados pela população. “É importante visualizar que estamos diante de um campo muito vasto para ser explorado. Precisam ser estabelecidas situações que possibilitam o melhoramento da atividade porque assim beneficiamos o notário, o advogado, o usuário do serviço, e o próprio Poder Judiciário”.

O advogado também defendeu que haja um aumento no trabalho conjunto entre a classe dos advogados e os notários e registradores. Segundo ele, esse é um dos pilares de atuação da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-GO. “A Advocacia está em um caminho que busca auxiliar e resolver problemas. Nem sempre o processo judicial resolve, às vezes, as duas partes ficam insatisfeitas com o resultado obtido no Poder Judiciário por existir uma limitação no exercício da atividade jurisdicional”.

Por fim, Lopes disse que a atividade notarial e de registro não deve depender de um legislador para que seja criado um novo ramo de trabalho. “Hoje existem normas que dizem quando o advogado deve atuar junto ao extrajudicial. Mas eu vejo que há muito campo para explorarmos a atuação junto ao notário e ao registrador. Quem tem assumido o protagonismo na solução dos problemas é a atividade extrajudicial”.

Neste sábado, a programação do 6° Encontro Goiano de Registro Civil e do 2° Simpósio do Notariado Goiano acontecerá até às 19h30. No domingo, a primeira exposição é às 9h, com o encerramento do evento às 11h25. Clique aqui para se inscrever e acompanhar os próximos dois dias de conteúdo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/GO

Back To Top