skip to Main Content

Alex Valadares Braga está confiante com os projetos para o biênio de 2022-2024

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção, Goiás Alex Valadares Braga, reeleito para mais um biênio à frente da entidade, revela que o principal foco do novo mandato será promover a união entre o notariado por meio de encontros e cursos.

A chapa de Alex Braga foi escolhida por unanimidade para continuar na gestão da direção do CNB/GO em Assembleia Geral Ordinária que aconteceu no início de abril. Também fazem parte da direção: Lucas Fernandes Vieira, Irley Carlos Siqueira Quintanilha, Gustavo Simões Pioto, Eber Zoehler Santa Helena, Bruno Quintiliano Silva Vieira, Evelyn Aida Tonioli Valente, Monique da Costa Ribeiro, Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva, Thyago Rodrigues Gama, Tony Robson Faria de Morais, Arley de Arquino Azevedo e Jacqueline Cozac Bomfim.

O tabelião conta que se apaixonou pelo direito notarial quando estudava para ser promotor e isso fez com que ele mudasse o foco de sua carreira. Primeiro ele assumiu como titular de cartório no interior de Minas Gerais, ainda em 2011, somente três anos depois Alex tomou posse como tabelião no 1º Tabelionato de Notas de Anápolis, onde é titular até hoje.

Alex Braga revela que tinha muitos objetivos para o primeiro mandato, porém a pandemia de Covid-19 acabou limitando seus planos. Nessa nova oportunidade, o presidente deseja colocar em prática os encontros notariais, qualificando a classe, e impulsionar a realização dos atos eletrônicos por meio da plataforma e-Notariado.

“Ficamos bastante limitados com alguns dos nossos projetos, principalmente os encontros notariais, cujo objetivo era impulsionar os notários de Goiás, tornando-nos mais próximos e unidos. Por isso, nessa nova gestão, estamos motivados em promover mais união e proximidade da classe”, relata o notário.

O presidente também é diretor do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, além de já ter atuado como advogado e como procurador de Sete Lagoas. Braga é formado em direito pela PUC Minas Gerais, pós-graduado em Direito Imobiliário pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em direito civil pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em direito tributário pela AVM Faculdade Integrada, pós-graduado em Direito Notarial e Registral pela AVM Faculdade integrada e pós-graduado em Direito Notarial e Registral pela Universidade Presidente Antônio Carlos, pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais.

O presidente do CNB/GO Alex Valadares Braga

Leia a entrevista na íntegra:

CNB/GO – Como iniciou a carreira de notário?

Alex Valadares Braga – A princípio, meu objetivo era prestar concurso para ser promotor. Nessa caminhada de estudos, comecei a estudar as matérias que tratavam a respeito do direito notarial e logo me apaixonei.  Então, iniciei a carreira como tabelião em Minas Gerais, na cidade de Paraopeba em 2011, mas também fui aprovado no concurso de Cartório de Goiás em 2008, e enfim em 2014 tomei posse como tabelião no 1° Tabelionato de Notas de Anápolis.

CNB/GO – O que o motivou a concorrer novamente à presidência do CNB/GO?

Alex Valadares Braga – Tivemos muitas realizações na gestão 2020-2022, mas tomei posse como presidente do Colégio logo no início da pandemia da Covid-19.  Nessa perspectiva, ficamos bastante limitados com alguns dos nossos projetos, principalmente os encontros notariais, cujo objetivo era impulsionar os notários de Goiás, tornando-nos mais próximos e unidos. Por isso, nessa nova gestão, estamos motivados em promover mais união e proximidade da classe.

CNB/GO – Como foi o processo de eleição?

Alex Valadares Braga – A reeleição ao cargo de presidente do CNB/GO para a gestão do biênio 2022-2024 adveio de forma natural, tendo em vista a minha gestão anterior ter acontecido numa pandemia mundial em que ficamos muito limitados com os nossos projetos.

Mas apesar da pandemia, tivemos muitas conquistas para o Notariado Goiano, como os comunicados eletrônicos de compra e venda de veículos, que estão sendo implantados nos Cartórios associados de forma gratuita; e também os atos notariais eletrônicos pelo e-Notariado que aqui em Goiás foi muito bem recepcionado pelos notários, gerando mais praticidade para quem não pode ir pessoalmente nos Cartórios, podendo realizar os atos de forma remota, sendo, para isso, o CNB/GO importante em promover essa modernização dando o suporte necessário.

CNB/GO – Qual será o foco do novo mandato?

Alex Valadares Braga – Seguiremos com o propósito de promover e aprimorar os Tabelionatos de Notas de Goiás, com o fortalecimento e impulsionamento da classe, além de buscar mais proximidade com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

CNB/GO – Quais são os projetos que a direção tem planejado para o CNB/GO e os cartórios de notas para o próximo biênio?

Alex Valadares Braga – Iremos promover mais aprimoramento com cursos e o simpósio notarial que traz as atualidades do direito notarial. Para isso, já estamos discutindo entre a diretoria o próximo Encontro Notarial do CNB/GO com os tabeliães de notas de Goiás. Também queremos impulsionar mais cartórios na realização dos atos eletrônicos pelo e-Notariado.

CNB/GO – De uma forma geral, como você avalia os tabelionatos de notas hoje de Goiás?

Alex Valadares Braga – Os Tabelionatos de Notas do nosso Estado estão entre os melhores do País, prestando um serviço célere e seguro para toda a população goiana.

CNB/GO – Em sua opinião, quais serão os principais desafios deste mandato?

Alex Valadares Braga – O principal desafio será desmistificar o notariado da atualidade, que são os atos eletrônicos. Ainda vemos muita resistência de alguns colegas, mas penso que com os resultados eficazes que o e-Notariado tem mostrado a cada dia, trará mais segurança aos notários para todos estarem aptos para realizarem atos de forma eletrônica. Outro desafio também é o fortalecimento da classe notarial, mas estamos trabalhando para impulsionar e promover mais união entre os notários.

CNB/GO – Quando não está se dedicando ao 1º Ofício de Notas de Anápolis ou ao CNB/GO o que gosta de fazer nos momentos livres?

Alex Valadares Braga – Nos momentos livres, faço questão de confraternizar com a família e amigos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/GO

“Nessa Nova Gestão, Estamos Motivados Em Promover Mais União E Proximidade Da Classe”, Afirma Presidente Reeleito Do CNB-GO
Back To Top