O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, lançou na noite da última terça-feira (13.08) seu novo livro, “Parceria Público-Privada (PPP) — Alternativa para o Crescimento do Crédito Imobiliário no Brasil”. O evento, realizado no IDP da Asa Sul em Brasília, contou com a participação de destacados representantes do setor, incluindo Leandro Correa, diretor do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), e André Toledo, presidente do CNB/SP.
Publicada pela Editora Lisboa e disponível por R$ 60, a obra oferece uma análise detalhada sobre o impacto das parcerias público-privadas no setor imobiliário brasileiro, destacando o pioneiro projeto Jardins Mangueiral. Firmado em 2009 pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), o Jardins Mangueiral é reconhecido como a primeira PPP habitacional do Brasil e um exemplo inovador de colaboração entre o setor público e privado.
Carlos Vieira argumenta em seu livro que as parcerias público-privadas representam uma solução eficaz para enfrentar o déficit habitacional no país. Ele ressalta que tais parcerias podem superar desafios significativos no desenvolvimento de moradias, especialmente quando o poder público oferece contrapartidas atraentes, como a doação de terrenos para construção.
Em entrevista para a CNN, Brasil Carlos Vieira afirmou que: “As parcerias público-privadas, no contexto imobiliário brasileiro, mostram-se como uma alternativa capaz de mitigar os desafios que se apresentam frente à consolidação de estratégias para a erradicação do déficit imobiliário no país — desde que haja, por parte do poder público, uma contrapartida atrativa e vantajosa, como a doação do terreno para a construção do empreendimento”.
O livro é direcionado a gestores públicos e empresários interessados em explorar e implementar modelos de PPP para o desenvolvimento habitacional. A publicação evidencia a importância das parcerias público-privadas para o crescimento do crédito imobiliário e o desenvolvimento urbano, oferecendo uma análise prática e aprofundada para profissionais do setor.
Para mais informações sobre o livro entre em contato com a editora Lisboa.
Fonte: CNB CF