Com 58 autorizações emitidas, cartório promove conscientização e segurança jurídica no processo de doação no estado
O 8º Tabelionato de Notas de Goiânia foi o vencedor do Prêmio AEDO em Goiás, com 58 Autorizações Eletrônicas de Doações de Órgãos (AEDOs) emitidas entre 1º de agosto e 30 de setembro de 2024. A premiação, promovida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve como objetivo incentivar a participação dos tabelionatos na doação de órgãos.
“Temos a oportunidade, por meio da AEDO, de participar de uma causa transformadora. Salvar vidas é algo que nos motiva diariamente a fazer o nosso melhor. A AEDO é um ato de cidadania e, mesmo sendo gratuito, não nos faltarão esforços na sua divulgação” afirmou o tabelião Lucas Fernandes Vieira, presidente do CNB/GO e responsável pelo 8º Tabelionato.
“Como instituição consciente de nosso papel, precisamos colaborar ativamente com os nossos serviços para aumentar o número de doadores de órgãos e preservar as vidas que podem ser salvas. Somente a viabilização rápida, fácil e descomplicada, aliada à ampla divulgação desse novo ato notarial, será capaz de estimular mais pessoas a se tornarem doadoras de órgãos”, completou.
Desde o lançamento da plataforma, em abril deste ano, já foram emitidas mais 7.400 AEDOs em mais em 1.200 tabelionatos pelo Brasil. O 8º Tabelionato de Notas de Goiânia, criado em 1º de junho de 1970 e sob a titularidade de Lucas Fernandes Vieira desde 2014 é localizado na Av. Nero Macedo, Nº 400, Shopping Cidade Jardim. O cartório conta com uma equipe dedicada de mais de 30 funcionários e uma infraestrutura que visa atender à população com agilidade e eficiência.
Dia D em Goiás
Em 27 de setembro, o 8º Tabelionato de Notas, juntamente com outros cartórios de Notas da capital, participou do “Dia D de Incentivo à Doação de Órgãos”, iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, voltada para o aumento das adesões à AEDO em todo o estado.
Além disso, o cartório, em parceria com o CNB/GO, realiza campanhas de esclarecimento, palestras, e utiliza as mídias sociais para desmistificar os mitos sobre a doação de órgãos. Ainda existem muitas dúvidas e preconceitos em relação à doação de órgãos, mas o trabalho dos cartórios de notas é mostrar que o AEDO oferece total segurança para garantir que a vontade do doador seja cumprida de forma correta e legal.
Assessoria de comunicação do CNB/GO.