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A gestão do Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, tem sido marcada por avanços significativos à frente da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL). Com a publicação de 12 provimentos, uma série de medidas tem garantido celeridade nos procedimentos nas unidades judiciárias de 1º grau, como também nos cartórios extrajudiciais de todo o estado.

No início de fevereiro, a Corregedoria lançou o CGJ Online, ferramenta disponibilizada no Intrajus para esclarecer dúvidas e receber sugestões de aperfeiçoamento dos serviços ofertados nas diversas unidades judiciárias do estado. A plataforma tem aproximado o 1º grau de jurisdição e vem proporcionando celeridade aos procedimentos cartorários e de gabinete de magistrados.

A CGJAL também reativou a Equipe Interagir, grupo de trabalho que auxilia na organização e no desempenho de atividades cartorárias, tomando como parâmetro o Código de Normas Judiciais, com o intuito de fortalecer a cultura de otimização dos serviços. Até o momento, já foram atendidas as comarcas de São José da Tapera, Taquarana, Santa Luzia do Norte e Maragogi.

E os testemunhos sobre esse modelo sistemático de trabalho são inúmeros. A juíza Bruna Funny, por exemplo, atuava na Comarca de Santa Luzia do Norte quando recebeu o apoio da Corregedoria.

“A atuação da Equipe Interagir teve uma grande relevância para otimizar e acelerar as atividades do cartório. Além de direcionar a atuação para alguns gargalos, auxiliou a desafogar um grande número de atos e determinações pendentes acumuladas há um longo lapso temporal”.

Função pedagógica

Tendo como parâmetro uma orientação pedagógica aos magistrados e servidores do 1º grau de jurisdição, a Corregedoria já estabeleceu diálogo com 46 comarcas, em cinco encontros regionais realizados em Santana do Ipanema, Porto Calvo, Arapiraca, União dos Palmares e Penedo.

A próxima grande reunião será realizada nesta quarta (03), em São Miguel dos Campos, e o encerramento das ações será feito no Fórum de Maceió, no dia 10, completando os sete encontros com abrangência a 55 comarcas.

Durante os 100 dias, o Corregedor-Geral também reuniu-se com representantes da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL) e Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL), do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (Serjal), da Defensoria Pública Estadual (DPE/AL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL), com o intuito de discutir questões administrativas, ouvir pleitos e aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade.

Serviços extrajudiciais

No extrajudicial, a CGJAL tem publicado normativos no sentido de padronizar procedimentos e aperfeiçoar os serviços ofertados à sociedade, a exemplo do Provimento CGJAL n. 09/2023, que dá oportunidade aos cartórios extrajudiciais de solucionar pendências antes mesmo da instauração de Sindicância Administrativa Disciplinar.

O Corregedor-Geral Domingos Neto também tem acompanhado os processos de indenização do Caso Pinheiro, com reuniões com representantes da Braskem e das associações cartorárias correspondentes.

Além disso, os encontros regionais realizados pela Corregedoria têm sido oportunos para dialogar com os juízes-corregedores permanentes, visto que são responsáveis por orientar e fiscalizar as atividades cartorárias. A Corregedoria tem dado continuidade às correições extraordinárias nos cartórios e os juízes-corregedores permanentes já contam com formulário de correição digital.

Corregedoria em números

– Equipe Interagir praticou 5.461 atos e promoveu agilidade em 4.566 processos, com arquivamento de 998;

– CGJ Online realizou mais de 80 atendimentos, desde sua criação em fevereiro;

– Coordenação do SAJ atendeu 3720 demandas recebidas por ofício, além das solicitações diárias feitas por e-mail e telefone;

– Chefia de Gabinete praticou 2.397 atos, sendo 1.090 minutas de decisões;

– Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE) arquivou 650 processos;

– Secretaria-Geral contabilizou 1.795 atos praticados;

– Divisão de Processos Disciplinares contabilizou 295 procedimentos.

Principais ações

– Criação do CGJ Online para auxiliar magistrados e servidores;

– Reativação da Equipe Interagir para auxiliar unidades judiciais;

– Pix é opção obrigatória de pagamento nos cartórios de AL;

– Edição de provimento para aprimorar inserção de dados no BNMP;

– Pendências de cartórios podem ser resolvidas antes da instauração de Sindicância;

– Numopede padronizará condutas para combater demandas predatórias;

– CGJAL disciplina redistribuição de processos da Comarca de Messias;

– Criada comissão para revisar o Código de Normas Judiciais;

– CGJ discute participação de comissão em processos disciplinares relacionados ao assédio;

– Alagoas emitiu mais de 9,2 milhões de atos cartorários com selo digital;

– Plantão no Rei Pelé ocorre apenas em evento de grande porte;

– Implantação de formulário eletrônico para as correições ordinárias – realizadas pelos juízes-corregedores permanentes;

– Realização de correições extraordinárias na capital e no interior;

– Preparação da Semana Nacional do Sub-registro;

– Cooperação com o CNJ e comissão para lançamento do novo edital do concurso público para provimento das serventias extrajudiciais de Alagoas;

– Reunião com conselhos de classes (OAB, CREA e CRO), para auxílio nos processos de regularização fundiária das áreas afetadas pelo deslocamento de terras.

Os provimentos publicados pelo Corregedor-Geral Domingos Neto podem ser conferidos aqui.

Fonte: Correio dos Municípios

Link: https://www.correiodosmunicipios-al.com.br/2023/05/em-100-dias-de-gestao-corregedoria-geral-da-justica-tem-atuado-de-maneira-pedagogica/

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